Secretaria da Justiça leva ação Cidadania Presente à população de Mogi das Cruzes

Presidente da Fundação CASA, João Verissimo Fernandes, também participou da ação da SJC

A cidade de Mogi das Cruzes, na Região do Alto Tietê, foi escolhida para a realização da primeira edição do programa Cidadania Presente, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) do Estado de São Paulo. Entre os dias 11 e 13 de julho, a população teve acesso a diversos serviços gratuitos da SJC, concentrados em um único local, na Escola Municipal Prof.º Hélio dos Santos Neves, no bairro Residencial.

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, ao lado do secretário-executivo, Raul Christiano, e do presidente da Fundação CASA, João Verissimo Fernandes, acompanhou in loco as atividades nesta quinta-feira (13/7), e no final da tarde visitaram a unidade do Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Ferraz de Vasconcelos e a Escola Municipal Prof.º Hélio dos Santos Neves.

“O objetivo é de facilitar o acesso aos atendimentos levando o conjunto de programas e ações da Secretaria da Justiça e Cidadania e das nossas entidades vinculadas para mais perto da população”, explicou o secretário da Justiça Fábio Prieto.

Nos três dias, abrangeu ações e orientações gratuitas da SJC e do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC), Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São (Ipem-SP) e Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) e Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) órgãos vinculados à pasta.

Uma unidade móvel do projeto Cidadania Itinerante esteve no local com serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania, como agendamentos e emissão de documentos como 2.ª via do RG e CNH, 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito; 1.ª e 2.ª vias do CPF; título eleitoral, atestado de antecedentes criminais, registro de boletim de ocorrência, além de entrada no seguro-desemprego, elaboração de currículo, 2.ª via de contas (água e luz), distribuição de cartilhas sobre os programas e coordenações da SJC, entre outros. A unidade também recebeu denúncias de violações de direitos como discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual ou identidade de gênero, HIV/AIDS e intolerância religiosa.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) promoveu um mutirão do programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”, com perícia e emissão do laudo caracterizador detalhado de deficiência visando a inclusão das PcD no mercado de trabalho.

Na ocasião, o Procon Móvel e uma equipe do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) também orientaram a população sobre os seus direitos nas relações de consumo, a importância dos instrumentos de medição e a avaliação da qualidade para segurança dos produtos e serviços.

Também foram disponibilizados pela prefeitura de Mogi das Cruzes serviços voltados à saúde, orientação sobre benefícios sociais (CadÚnico), atendimento psicossocial com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de oportunidades de empregos com Mogi Conecta.

Mogi das Cruzes foi a primeira cidade a receber a ação Cidadania Presente. Nos próximos meses, Sorocaba, Ribeirão Preto e Campinas, no Interior de São Paulo, serão contempladas com a iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania em parceria com os municípios.