CASA Rio Tocantins realiza roda de capoeira

Atividade esportiva é parte da programação das férias escolares do centro de internações provisória e sanção

Os adolescentes que estão em internação provisória e internação sanção no CASA Rio Tocantins, no Complexo do Brás, em São Paulo, participaram na última quinta-feira (13) de uma roda de capoeira com o mestre Julião, como é conhecido o capoeirista Julio Cesar Candido Pontes, professor da modalidade esportiva na Fábrica de Cultura em São Miguel Paulista, na zona Leste da cidade.

Com mais de 20 anos na prática da expressão cultural afro-brasileira, composta por movimentos de dança e artes marciais mesclados com elementos culturais, mestre Julião ensinou a teoria e a prática. A ação é parte das férias escolares do centro socioeducativo da Fundação CASA.

Os jovens aprenderam sobre a origem da capoeira, trazida pelos negros escravizados, e as influências sociais e culturais que sofreu ao longo da sua história no Brasil, inclusive como meio de resistência à escravidão.

Os adolescentes ainda tocaram berimbau, instrumento musical utilizado na prática esportiva, assim como compreenderam os movimentos e as regras básicas da roda de capoeira. “Foi uma tarde interativa e prazerosa”, afirma o diretor do CASA Rio Tocantins, José Andeson da Luz.

A programação de férias local já teve palestras sobre sexualidade, drogas e história do esporte, ministradas por servidores do centro socioeducativo, além de oficina de artesanato com foco em incentivar a narrativa das histórias de vida dos jovens, assim como suas memórias afetivas.

Na próxima quinta-feira (20), o diretor do CASA discutirá sobre o racismo incutido na estrutura social brasileira, com base no livro “Racismo Estrutural”, do advogado e filósofo Silvio de Almeida, atual ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, publicado pela editora Pólen Livros.