Psiquiatra discute suicídio na adolescência durante pandemia

Webinar com médica graduada pela USP acontece nesta quarta-feira (29) por meio da plataforma Microsoft Teams

No mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida, a Fundação CASA promove uma webinar com a médica psiquiatra Ana Carolina Pegoraro Martins, assistente Técnica da Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quarta-feira (29), às 14h30, para discutir o suicídio de adolescentes nesses tempos de pandemia.

Todos os servidores da Fundação CASA podem assistir à webinar, por meio da plataforma Microsoft Teams, cujo link de acesso já está disponível na Intranet Fundação CASA. Ana Carolina se graduou pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e atua como psiquiatra assistente do Grupo de Interconsultas do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Durante cerca de uma hora e meia, a profissional vai apresentar as estratégias e os direcionamentos para identificação de potenciais casos e os fatores de risco, assim como formas de cuidado, prevenção e abordagem do problema com o público final.

O evento é promovido pela Fundação CASA, por meio da Superintendência de Saúde (SupSau), vinculada à Assessoria Especial de Medida Socioeducativa (AEPS).

“É uma oportunidade para o funcionário se aprofundar num tema que pode atingir qualquer adolescente e que, há anos, é tema de campanha de conscientização no Brasil”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

O Setembro Amarelo é uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), de conscientização e prevenção ao suicídio no Brasil. A iniciativa ocorre desde 2014.

De acordo com a campanha, o Brasil registra anualmente 13 mil suicídios, número que sobe para 1 milhão de casos, quando considerado o mundo. Do total, 96,8% foram suicídios relacionados com transtornos mentais, como a depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.