Presidência da Fundação CASA participa da I Reunião Técnica do Fonacriad

Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo reúne representantes do país até sexta (22) em Foz do Iguaçu (PR)

O presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, e a chefe de Gabinete, Ana Paula Ribeiro, participam até a próxima sexta-feira (22) da I Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad), que acontece em Foz do Iguaçu (PR) a partir desta quarta-feira (20).

O evento reúne gestores de sistemas socioeducativos de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal. O encontro temático deste ano é sobre a política de atendimento e acompanhamento de adolescentes e jovens em pós-cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade, além de estratégias de financiamento da política.

Assim como os outros entes federativos, São Paulo apresentará na quinta-feira (21) sua experiência no desafio de implementar uma política de pós-medida para esses jovens.

O presidente e a chefe de Gabinete mostrarão a estrutura organizacional da Fundação CASA, o maior sistema socioeducativo em regime fechado do Brasil, os dados sobre atendimento, número de servidores, composição dos centros de atendimento e o programa Novos Tempos, voltado à empregabilidade, formação profissional e inclusão social dos egressos com extinção de medida socioeducativa.

“A participação no Fonacriad é fundamental para a representação institucional, troca de experiências, fortalecimento de parcerias, atualização e capacitação, e defesa de interesses relacionados ao atendimento de crianças e adolescentes”, avalia o presidente da Fundação CASA. “Também é um meio para estabelecermos parcerias e colaborações com outras instituições e órgãos governamentais.”

Segundo a chefe de Gabinete, o Fórum é um espaço para discussão e formulação de políticas públicas para a infância e a adolescência, o que permite a São Paulo defender os interesses dos jovens atendidos na Fundação CASA. “É muito importante a troca de experiências e conhecimento de casos bem-sucedidos em desenvolvimento nos Estados”, afirma Ana Paula Ribeiro.

O Fórum é um colegiado formado pelos gestores estaduais de todas as unidades da federação, sob coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).