Museu Afro Brasil recebe jovens do CASA Osasco II

Quatro adolescentes em internação conhecem acervo e visitam exposição sobre personalidades negras, como o Rei Pelé

Quatro adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco II, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, visitaram na última quarta-feira (18) o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, na capital paulista. Lá conheceram o acervo local e acompanharam, em visita monitorada com educador local, exposições de longa duração, temporárias e itinerantes.

Durante uma hora e meia, os jovens, oriundos das cidades de Osasco, Carapicuíba, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, tiveram contato com um mundo inédito, pois nenhum deles havia estado em um museu antes. Entre as obras, viram imagens de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, o maior jogador de futebol da história, falecido no dia 29 de dezembro do ano passado.

O acerto do Museu possui mais de oito mil obras, como esculturas, quadros, pinturas, documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros tratam da cultura africana e afro-brasileira.

A visitação resulta da parceria entre a área educativa do Museu e a Gerência de Arte e Cultura e Educação Profissional (Gacep) da Fundação CASA.

“Os adolescentes ficaram maravilhados”, observou o diretor do CASA, Thiago Ovigli. “Os jovens que foram nessa saída cultural já estão num processo mais avançado da medida socioeducativa, já próximos da desinternação”, completou.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) garantem o direito à convivência comunitária durante a execução da medida socioeducativa, desde que o jovem demonstra as condições necessárias.

Os adolescentes foram acompanhados dos agentes de apoio socioeducativo Eliezer Laurentino da Silva e João Paulo Tavares da Silva, da agente educacional Valéria Nezi, do psicólogo Carlos Alberto Conceição, e da assistente social Monica Ferreira de Souza.