CASA Osasco I tem palestra sobre treinamento de cães

Adestradora levou três cachorros e mostrou como o amor pelos caninos pode se transformar em uma profissão

O amor e a dedicação aos cachorros levaram a pedagoga e gestora em Recursos Humanos Gabriela Palmisciano a se tornar uma adestradora profissional e, com isso, ter uma remuneração complementar.

Essa foi a experiência que Gabriela contou aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco I, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, na última quarta-feira (18), acompanhada de três amigos inseparáveis: a cachorrinha vira-lata Amélia, que tem deficiência em uma das patas; o cachorro vira-lata Paulinho Freire; e o cachorrinho João, da raça Pug.

Durante cerca de duas horas, a pedagoga e adestradora, também consultora de comportamento animal, como o afeto pelos animais foi o ponto de partida para ela buscar estudo e formação na área para se aprimorar tecnicamente.

O que, a princípio era apenas para seus bichos, se tornou uma profissão rentável, uma vez que, hoje em dia, há mercado de trabalho para adestradores e passeadores de cães, desde que estejam capacitados e treinados para lidar com os animais.

“Os adolescentes se espantaram ao saber que há essas profissões e é uma atividade profissional acessível”, afirma a encarregada técnica do CASA Osasco I, Paula Gomes Vieira. “O envolvimento deles na palestra foi grande, por poderem vislumbrar novas possibilidades.”

Segundo a encarregada técnica, alguns dos jovens participantes, que possuem animais de estimação em suas residências de origem, ficaram comovidos com a presença canina. “Já tem algum tempo que eles estão sem contato com seus animais de estimação e essa interação só trouxe benefícios”, avalia Paula.

A palestrante ainda explicou sobre a “cãoterapia”, de como o contato com os animais, em especial os cachorros, ajuda os seres humanos a se recuperar de algumas enfermidades. A atividade foi parte da agenda de férias escolares do centro socioeducativo.