Jovens do CASA Atibaia conhecem a Pinacoteca de São Paulo
Adolescentes observaram quadros, esculturas e outros objetos do acervo local
Cerca de 70 quilômetros de distância e 17 anos sem ter acessado um museu foram os obstáculos ultrapassados por dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Atibaia, na Região Metropolitana de São Paulo, quando conheceram a Pinacoteca de São Paulo, no bairro da Luz, na capital paulista, na última sexta-feira (13).
Douglas e Paulo (nomes fictícios), ambos de 17 anos, começaram a experiência cultural inédita para eles pelo museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905. Os jovens observaram diferentes peças do acervo local, como quadros e esculturas durante uma hora e 40 minutos de visita guiada com educador local.
A iniciativa foi parte das atividades pedagógicas da programação de férias no centro socioeducativo. A visitação resulta de uma parceria entre o setor educativo da Pinacoteca e a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (Gacep) da Fundação CASA.
Na ocasião da visita, além do acervo próprio, a Pinacoteca estava com ao menos três exposições em cartaz: “Pelas Ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos, 1893-1976”, com 150 obras de 78 artistas norte-americanos; “Dalton Paula”, uma instalação de garrafas, jarras e barris revestidos de lona de algodão para mostrar a importância do algodão na economia, medicina e cultura; e “Leonora de Barros: Minha Língua”, com 40 obras, dentre fotos, vídeos e outros que debatem a relação entre mente e corpo.
“Um dos trabalhos que mais chamou a atenção dos adolescentes envolvia o retrato de edificações de comunidades”, contou o coordenador pedagógico do CASA Atibaia, Sandro Mota, que também esteve na visitação.
Ainda acompanharam os adolescentes o agente de apoio socioeducativo Ageo de Castro e o coordenador de equipe André Macedo de Lorenci.