Meio ambiente permeia férias do CASA Nova Aroeira

Durante o recesso escolar, seguindo orientação da Superintendência Pedagógica, adolescentes tiveram atividades diversificadas

A conservação do meio ambiente, a reciclagem e tantos outros temas ligados ao meio ambiente permearam, entre os meses de dezembro e janeiro, as atividades de férias escolares dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Nova Aroeira, no Complexo Raposo Tavares, em São Paulo.

Oficinas, artesanato e até mesmo gincana foram parte das propostas, que seguiram a orientação da Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS), por meio da Superintendência Pedagógica. Todas as atividades foram orientadas pela equipe pedagógica e tiveram auxílio dos agentes de apoio socioeducativo.

Nas oficinas, a partir de materiais recicláveis levados pelos servidores, os jovens deram asas à imaginação: caixa de ovos, galão de desinfetante, garrafas pet, potes de sorvete, vidros, caixa de leite e folhas de caderno se transformaram em porta-sacos, vasos para plantas, bloquinhos de rascunho, brinquedos e vidros decorativos.

Os jovens também assistiram a documentários, curtas-metragens e programas de TV, como “Ilha das Flores”, “Lixo Extraordinário”, “João Ambiente” e “Meio Ambiente por Inteiro”. “Os adolescentes viram como a sustentabilidade está presente no cotidiano, nas nossas vidas”, afirma o coordenador pedagógico do CASA, Mauro Fonseca.

“Nosso objetivo foi mostrar que, além de poder tirar sustento do ‘lixo’, ajudamos a conservar o planeta ao reciclar esses materiais”, acrescenta o coordenador pedagógico.

No fechamento das atividades de férias, os jovens participaram de uma gincana com uso de materiais recicláveis. Uma das brincadeiras envolveu a confecção do bilboquê, um brinquedo semelhante a um bastão cujo desafio é arremessar uma bola segura por um cordão, de forma a encaixa-la. Na versão sustentável, eles utilizaram garrafa pet e tampinhas.

Todo material confeccionado tem sido paulatinamente entregue às famílias durante as visitas familiares presenciais.