Jovens dos CASAs Juquiá e Feminino Bom Retiro vencem regional do Torneio de Damas da Fundação CASA

No total, 30 adolescentes atendidos na Divisão Regional Metropolitana Sudeste se classificaram para o estadual

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Juquiá e Feminino Bom Retiro, no Complexo do Brás, em São Paulo, conquistaram na segunda-feira (18) a etapa da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE) no IV Torneio Estadual de Damas Online, o campeonato virtual de damas promovido pela Fundação CASA.

Os jovens venceram, respectivamente, nas categorias masculino e feminino, e ainda se classificaram para a etapa estadual. Ao todo, a DRMSE levará 30 adolescentes em internação e internação provisória em dez centros de atendimento para o estadual do Torneio.

No regional, participaram 61 adolescentes, distribuídos em sete centros de atendimento masculinos – CASAs Rio Turiassú, Rio Paraná, Juquiá, Topázio, Itaparica e Rio Tocantins, do Complexo do Brás, além do CASA Itaquera, da zona Leste – e três femininos – CASAs Chiquinha Gonzaga, do bairro da Mooca; Bom Retiro, do Complexo do Brás; e CAIP Ruth Pistori.

As partidas ocorreram virtualmente na plataforma gratuita http://lidraughts.org, com conexão a partir dos computadores dos laboratórios de informática, sob supervisão dos profissionais de Educação Física da Fundação CASA.

Todos os adolescentes jogaram sem diferenciação de gênero, utilizando de forma similar o sistema suíço, originário do xadrez, em que o número de partidas foi pré-estabelecido pela plataforma de acordo com o número de participantes.

Contudo, a DRMSE premiou os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino, com troféu para os campeões e medalhas para o segundo e terceiro colocados.

Das 30 vagas para o estadual, a Divisão Regional Metropolitana Sudeste distribuiu igualitariamente duas vagas para cada centro socioeducativo participante. As dez vagas restantes foram disputadas entre todos os jovens participantes, de forma a somar mais representantes para a etapa estadual.

No final, seis centros socioeducativos se classificaram entre os dez primeiros colocados do regional e terão entre três e cinco representantes no estadual: CASAs Juquiá, Itaquera, Feminino Bom Retiro, Rio Paraná, Rio Tocantins e Itaparica.

Além da vitória na categoria masculina e na classificação geral, o CASA Juquiá conquistou ainda mais duas vagas, levando, assim, cinco representantes para o estadual. O CASA Itaquera, que ficou em segundo lugar na classificação geral e na categoria masculina, também angariou mais três vagas, totalizando cinco representantes no estadual.

O terceiro lugar na categoria masculina – e quarto na classificação geral – ficou para o CASA Rio Tocantins, de internação provisória, que terá três representantes no estadual. Os CASAs Rio Paraná e Itaparica, que tiveram cada qual um adolescente entre os dez primeiros na classificação geral, levarão, cada um, três representantes para o estadual.

As jovens do CASA Feminino Bom Retiro conquistaram as três primeiras colocações na categoria feminina, além do terceiro lugar na classificação geral do regional, levando, assim, três representantes para o estadual.

Os centros de atendimento masculino Rio Turiassu e Topázio, e os centros de atendimento feminino Chiquinha Gonzaga e CAIP Ruth Pistori, serão representados, cada qual, por dois jovens no estadual do Torneio, que ocorre na próxima sexta-feira (22).

No Torneio, seja na etapa regional ou estadual, são utilizadas as regras oficiais da Confederação Brasileira de Jogo de Damas.

A etapa estadual do IV Torneio Estadual de Damas Online da Fundação CASA ocorre na sexta e será realizada por meio da plataforma gratuita http://lidraughts.org.