Jovens dos CASAs Juquiá e Feminino Anita Garibaldi vencem XVII Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA

Edição reuniu 118 adolescentes em internação em 29 municípios em partidas ocorridas no Conjunto Desportivo Baby Barioni, na Água Branca, em São Paulo

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, e uma jovem internada no CASA Feminino Anita Garibaldi, em Cerqueira César, no interior, venceram nesta terça-feira (24) o XVII Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA. Os rapazes conquistaram os títulos nas categorias infantil – de 12 a 15 anos – e juvenil – a partir de 16 anos –, no masculino, e a adolescente na categoria feminino.

As partidas aconteceram no Conjunto Desportivo Baby Barioni, no bairro da Água Branca, na cidade de São Paulo e envolveram 118 adolescentes internados em 44 centros socioeducativos localizados em 29 municípios paulistas.

Os enxadristas representaram todas as oito divisões regionais da Fundação CASA, administrações localizadas responsáveis pela supervisão da prestação do serviço. Antes de chegar à fase estadual, os adolescentes passaram por etapas locais do Torneio, promovidas pela respectiva divisão regional.

“O xadrez é um jogo que exige atenção, estratégia e raciocínio lógico rápido, incentivando pedagogicamente os jovens que atendemos”, explicou o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. “O Torneio teve a finalidade de difundir de forma simples e descontraída a modalidade, como também garantir o direito de convivência comunitária, o que ocorreu de forma tranquila.”

Em cada categoria masculina, foram premiados os oito primeiros colocados com medalhas, assim como as quatro primeiras colocadas do feminino. Os CASAs Juquiá e Feminino Anita Garibaldi levaram os troféus de campeões para os centros socioeducativos.

Na categoria infantil, a segunda colocação ficou para um jovem internado no CASA Juquiá; a terceira colocação coube para um adolescente do CASA Praia Grande I, de Praia Grande; a quarta, para um jovem do CASA Cândido Portinari, de Ribeirão Preto; e a quinta colocação para um adolescente do CASA Osasco II, de Osasco. Já o CASA Novo Tempo, de Franco da Rocha, teve dois jovens classificados em sexto e sétimo lugares, respectivamente. A oitava colocação ficou para um rapaz internado no CASA Osasco I, em Osasco.

Já na categoria juvenil do masculino, um jovem internado no CASA Pirituba, em São Paulo, foi o segundo colocado, seguido de um jovem do CASA Itaquera, em terceiro. A quarta colocação coube a um adolescente do CASA Mogi Mirim; em quinto ficou um adolescente do CASA Topázio, da capital, enquanto o CASA Juquiá foi novamente representado na sexta colocação. Na sétima e oitava colocações ficaram jovens internados no interior, respectivamente nos CASAs Morro Azul, de Limeira, e Bauru.

No feminino, uma jovem do CASA Anita Garibaldi também conquistou a segunda colocação, enquanto duas adolescentes internadas no CASA Feminino Bom Retiro levaram a terceira e quarta colocações.

O CASA Juquiá, que levou quatro das colocações nas duas categorias do masculino, possui um Clube de Xadrez, chamado Rei Destemido, criado pelo agente educacional Cícero Tavares da Silva em janeiro de 2021, durante a pandemia de Covid-19. Silva, que é mestre enxadrista, utiliza a prática esportiva do xadrez como meio de integração social dos adolescentes e auxílio na execução da medida socioeducativa de internação.

O Torneio

Em sua 17ª edição, o Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA recebeu no masculino 105 jovens de 42 centros socioeducativos que disputam, e, no feminino, oito jogadoras dos CASAs Feminino Bom Retiro, da capital, e Feminino Anita Garibaldi.

Os centros masculinos participantes se localizam nos municípios de São Paulo, Osasco, Arujá, Guarulhos, Diadema, Franco da Rocha, Sorocaba, Jacareí, São José dos Campos, Caraguatatuba, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Piracicaba, Limeira, Mogi Mirim, Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, Sertãozinho, São José do Rio Preto, Mirassol, Presidente Bernardes, Irapuru, Bauru, Botucatu, Iaras e Itapetininga.

As disputas utilizaram o sistema suíço, em que o número de partidas foi estabelecido conforme o número de participantes, e o critério de desempate foi o do próprio sistema. Os jogadores seguiram as regras de xadrez rápido e a pontuação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em inglês).

Cada partida teve o tempo máximo de 15 minutos de reflexão para os enxadristas. Nos dez primeiros não havia contagem de tempo pelo relógio de xadrez. Após esse prazo, caso a partida não tivesse findado, o relógio foi acionado e os enxadristas tiveram até cinco minutos para finalizar o jogo.

O XVII Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA foi organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.