CASA Juquiá cria Clube de Xadrez dentro do centro

Atividade faz parte da agenda de férias e se tornou sucesso entre os adolescentes

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Juquiá (DRMSE) estão participando durante as férias escolares de um projeto educativo que utiliza a prática desportiva do Xadrez como ferramenta de integração social.

Por meio da orientação do agente educacional, Cícero Tavares da Silva, que também é enxadrista, os adolescentes do centro fundaram recentemente seu próprio Clube de Xadrez, que ganhou o nome de Rei Destemido Clube de Xadrez.

Além da prática dos jogos, os jovens passaram por uma verdadeira imersão no mundo dos tabuleiros, como explica o coordenador pedagógico do centro, Reginaldo Lima. “Aos jovens iniciantes, apresentamos toda a história desse jogo, inclusive alguns filmes que incluem o Xadrez em seus enredos, como “A Rainha do Katwe”, “Jogada de Rei”, “Lances Inocentes” e mais recentemente, a série, o “Gambito da Rainha””, comentou.

Para tornar a dinâmica do clube ainda mais interessante, 16 jovens participaram de uma seletiva para integrar a primeira turma de participantes.

Com isso, ao pertencer ao clube, os adolescentes podem então jogar xadrez pela plataforma LINCHESS, inclusive com pessoas de outras nacionalidades e fazer parte do ranking da plataforma.

Além dessa ação, são realizadas duas aulas teóricas pelo computador e torneios semanais, tanto dentro do centro quanto com outras escolas e clubes.

De acordo ainda com o coordenador pedagógico, o clube fez tanto sucesso com os adolescentes que os livros mais buscados na biblioteca são justamente os que abordam o tema. “Não estamos dando conta da demanda pelos livros, pois os adolescentes ficaram muito motivados. Nosso próximo passo é que esses jovens possam ensinar Xadrez para outras pessoas, principalmente para os servidores que se interessarem”, concluiu.