Jovens do Projeto “Expresso” visitam mostra “Enciclopédia Negra” na Pinacoteca

Projeto é realizado através de uma parceria entre a GACEP e a Associação dos Artistas e Produtores do Centro de São Paulo

Três jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Feminino do Bom Retiro realizaram na última sexta-feira (05/11) uma visita à exposição “Enciclopédia Negra”, em cartaz no Museu da Pinacoteca de São Paulo.

As jovens fazem parte do projeto “Expresso”, que é realizado, no total, com cinco jovens dentro do próprio centro socioeducativo, e mais 25 adolescentes em Liberdade Assistida. A iniciativa ocorre através de uma parceria entre a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (GACEP) da Fundação CASA juntamente com a Associação dos Artistas e Produtores do Centro de São Paulo, por meio da artista Elle de Bernardini.

Apenas as três adolescentes conseguiram autorização judicial para realizem a visita.

Na exposição, as adolescentes tiveram a oportunidade de conferir um acervo inédito, com 103 obras feitas por artistas plásticos contemporâneos para integrarem o livro “Enciclopédia Negra” dos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz e do artista, Jaime Lauriano.

Nas páginas do livro, estão detalhadas mais de 550 biografias de personalidades negras. Ao total, 36 artistas contemporâneos foram convidados para ilustrarem os verbetes. Isso possibilitou a criação dos primeiros registros de alguns dos biografados, uma vez que seus legados, vida e imagens foram, muitas vezes, apagados dos principais livros de história.