DRMSE promove etapa regional do Torneio de Futsal

Quatro equipes disputam classificação nesta quarta-feira (10); campeonato é a primeira atividade coletiva e presencial da Fundação CASA na pandemia de Covid-19

A cidade de São Paulo sedia mais uma etapa regional do X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA nesta quarta-feira (10), a partir das 9h. Quatro equipes, formadas por adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Rio Tâmisa, Juquiá, Rio Paraná e Itaquera disputam a vaga da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE) no Torneio.

As partidas acontecem na quadra interna do edifício do Complexo do Brás, na rua Piratininga. Depois de mais de um ano e meio da decretação da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o Torneio é a primeira atividade pedagógica coletiva e presencial realizada, com todos os cuidados ainda necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.

“A retomada das atividades externas e coletivas acontece após a vacinação dos servidores e dos adolescentes. Nesse período, mantivemos os cuidados necessários, seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio e o comando do Governador João Doria”, diz o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

“É mais um passo que damos na continuidade da execução da medida durante a pandemia, pois o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê o direito desses jovens à convivência comunitária”, explica o secretário da Justiça e Cidadania.

Todos os quatro times representam centros socioeducativos da DRMSE localizados na zona Leste da capital paulista. A DRMSE é uma das oito divisões regionais da Instituição, responsável pela supervisão dos centros socioeducativos do Complexo do Brás e do extremo Leste da cidade.

As equipes serão divididas em dois grupos – A e B –, com jogos únicos. O vencedor de cada jogo segue para a final, enquanto os que perderem disputarão o terceiro lugar. Os três primeiros colocados receberão medalhas, além de troféu para a equipe campeã. Ainda haverá premiação para artilheiro, goleiro menos vazado e fair play.

O Torneio Estadual

A 10ª edição do Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reúne adolescentes em internação em centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo.

O campeonato se divide em três fases: a regional, em que cada divisão regional da Instituição seleciona seu representante; a classificatória, quando todos os representantes regionais disputam, já em âmbito estadual, as quatro vagas para a final; e as finais, em que as quatro melhores equipes disputam as semifinais e a final do Torneio.

A final do Torneio, que reúne os quatro times mais bem classificados, acontece no dia 30 de novembro, no Ginásio Sacadura Cabral, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo.

A etapa estadual do X Torneio de Futsal é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.