CASA Ônix representa DRMNO no Torneio Estadual de Futsal

Equipe do centro socioeducativo venceu nesta sexta (05) a etapa regional da Divisão Regional Metropolitana Noroeste

A emoção transbordou até o último chute que levou ao gol. Talvez assim se traduza a disputada final da etapa da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) no X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA, ocorrida nesta sexta-feira (05), quando o time formado por adolescentes em medida socioeducativa de internação no CASA Ônix, do Complexo da Vila Maria, em São Paulo, venceu nos pênaltis, por 5 a 4, a equipe do CASA Nova Aroeira, do Complexo Raposo Tavares.

O time da Vila Maria agora representa a DRMNO na etapa estadual do Torneio. No tempo regulamentar, a partida terminou em 2 a 2. A final aconteceu na quadra do CASA Bela Vista, no Complexo da Vila Maria. A DRMNO é uma das oito divisões regionais da Instituição, responsável pela supervisão dos centros socioeducativos dos Complexos da Vila Maria e Raposo Tavares.

Desde a decretação da pandemia de Covid-19 em março de 2020, é a primeira atividade pedagógica coletiva e presencial realizada pela Instituição. A 10ª edição do campeonato estadual conta com adolescentes internados em centros de todo o Estado de São Paulo.

“Foi um passo importantíssimo que demos na continuidade do trabalho durante a pandemia, retomando gradativamente as atividades externas, de forma a garantir o direito desses adolescentes à convivência comunitária”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

O Regional da DRMNO

A etapa da Divisão Regional Metropolitana Noroeste reuniu 120 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 15 centros socioeducativos nas cidades de São Paulo e Osasco. As partidas começaram no dia 26 de outubro.

Cada uma das equipes contou com oito adolescentes. Os 15 centros socioeducativos foram divididos em dois subgrupos: os CASAs do Complexo Vila Maria e os CASAs do Complexo Raposo Tavares, que reuniu ainda os centros localizados nas zonas Sul e Oeste da capital, além daqueles de Osasco.

Os centros participantes foram os seguintes: pelo subgrupo Complexo da Vila Maria, CASAs Governador Mário Covas, Ônix, Vila Guilherme, São Paulo, Ouro Preto, Bela Vista, Nova Vida e João do Pulo; pelo subgrupo Complexo Raposo Tavares, CASAs Nova Aroeira, Ipê (ambos do Complexo Raposo Tavares), Jardim São Luiz I e II, Pirituba e Osasco I e II.

Em cada subgrupo, todas as equipes jogaram entre si, até se classificarem para a final os representantes de cada um. “A conquista dos adolescentes gerou muita emoção e orgulho na equipe de servidores, que se comprometeu ainda mais na execução pedagógica da medida”, avaliou o diretor do CASA Ônix, Daniel de Castro.

“Para os rapazes foi a superação, pois se dedicaram, demonstraram empenho e uma disciplina enorme durante o processo, que durou dois meses”, completou Castro.

Todos os adolescentes que participaram da final receberam medalhas. Os CASAs Ônix e Nova Aroeira ficaram com os troféus, respectivamente, de 1º e 2º colocados.

O Torneio Estadual

A etapa estadual do X Torneio de Futsal da Fundação CASA é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Instituição.

O campeonato se divide em três fases: a regional, em que cada divisão regional da Instituição seleciona seu representante; a classificatória, quando todos os representantes regionais disputam, já em âmbito estadual, as quatro vagas para a final; e as finais, em que as quatro melhores equipes disputam as semifinais e a final do Torneio.

A final do Torneio, que reúne os quatro times mais bem classificados, acontece no dia 30 de novembro, no Ginásio Sacadura Cabral, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo.