Jovens do CASA Vila de São Vicente assistem à palestra sobre IST com ONG Barong

Profissionais de saúde da organização ainda realizaram testagem rápida com 21 adolescentes em internação

Um grupo de 42 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Vila de São Vicente, em São Vicente, assistiram na última quinta-feira (14) a uma palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST) com profissionais da saúde que atuam na organização não-governamental (ONG) Barong, dedicada à educação e saúde sexual e reprodutiva.

A equipe enviada pela organização, formada por uma biomédica, uma estudante de Biomedicina e uma voluntária, explicou sobre doenças sexualmente contagiosas como sífilis, HIV/Aids e hepatites B e C, discutindo formas de transmissão e métodos para evitar contrair as infecções. As profissionais ainda realizaram, durante duas horas, testagem rápida para sífilis, HIV e Hepatite B e C com 21 dos jovens participantes.

A aplicação do teste foi feita pela biomédica Helida Duarte, da ONG Barong, acompanhada da enfermeira Simone Messias Colochi, da Fundação CASA. Cada teste ficou pronto em 20 minutos e o resultado foi informado individualmente a cada adolescente, além de ser anexado ao prontuário digital no sistema da Fundação CASA. O original será entregue no momento da desinternação do jovem.

Os outros 21 adolescentes que assistiram à palestra e que manifestaram interesse em passar pela testagem, além de servidores, serão atendidos pela equipe da ONG na nova testagem marcada para o dia 26 de março. Na existência de resultados positivos, o adolescente será encaminhado para tratamento especializado na rede pública de saúde.

O foco da ação foi conscientizar os adolescentes atendidos sobre a importância do autocuidado na saúde sexual, uma vez que os casos de HIV/Aids aumentaram na população masculina jovem.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2022, do Ministério da Saúde, em 2021, do total de 28.967 infecções detectadas pelo vírus da doença entre pessoas com idades entre 15 e 39 anos, 22.699 casos foram entre os homens, o que correspondeu a 78,4% do total de casos da faixa etária.

A Ong Barong promove, desde 1996, a educação e a saúde sexual e reprodutiva da população em geral, além de realizar um trabalho com atenção especial às pessoas que vivem nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) da capital paulista e da cidade de São Vicente.

Além da biomédica Helida Duarte, compareceram na ação da ONG Barong a estudante de Biomedicina Bianca e a voluntária Renata Oliveira.