Jovens do CASA Tamoios visitam Aquário de Ubatuba

Foi a primeira experiência que tiveram de contato com a natureza; parte nunca estivera em uma praia

Três jovens que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos, visitaram nesta terça-feira (17) o Aquário de Ubatuba, o primeiro aquário privado aberto à visitação pública no país, criado em 1996. A saída pedagógica é parte das atividades das férias escolares no centro socioeducativo.

Para Fábio, de 17 anos, Tiago, de 16 anos, e Carlos (nomes fictícios), de 18 anos, todos moradores de cidades do Vale do Paraíba, foi uma experiência inédita de contato com a natureza, além de, pela primeira vez, Fábio e Tiago estarem na praia. O Aquário fica na Baía de Ubatuba. Os ingressos foram cedidos pelo empreendimento.

Os jovens visitaram os 20 recintos que trazem uma amostra da biodiversidade da vida marinha. São cerca de 410 animais de aproximadamente 110 espécies distintas, como peixes, cavalos marinhos, moreias, tubarão, pinguim, lagostas, entre outros.

“Foi um passeio interessante, porque nunca fui a um aquário”, afirmou Fábio. Para Carlos, a experiência foi um aprendizado e única. “Por um momento esqueci que estou cumprindo medida socioeducativa”, contou o jovem.

Os rapazes foram acompanhados pelo agente de apoio socioeducativo Osvaldo Ribeiro, pelo coordenador de equipe Jean Paul Fameli e pelo pedagogo Vito Fazzani.

Depois da visita, todos passaram pela praia e até experimentaram sentir a água do mar sobre os pés.

“Os adolescentes foram unânimes em dizer que foi uma experiência distinta, que se sentiram à vontade e que não foi necessária nenhuma repreensão da equipe de servidores, porque seguiram as regras acordadas”, explica o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa. “Tiveram uma breve sensação de liberdade.”