DTI publica Ordens de Serviço sobre TIC na Fundação CASA

Documentos tratam de diversos temas relacionados à tecnologia da informação e comunicação na Instituição

A Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Fundação CASA divulgou, entre os dias 13 e 17/01, oito Ordens de Serviço que tratam de temas relacionados direta ou indiretamente ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na Instituição.

Os documentos abordam diferentes aspectos da política de uso, que vão desde a gestão da identidade até a privacidade, proteção de dados, backup e atendimento técnico. As regras são para seguimento de todos os usuários de tecnologia na Fundação CASA, incluindo os funcionários.

Ordem de Serviço DTI nº 001/2023 discute a política de gestão de identidade, métodos de autenticação de usuários e controle de acesso aos recursos de TICs. Acesse a íntegra.

Já a Ordem de Serviço DTI nº 002/2023 aponta os requisitos da política de gestão de ativos. Leia a íntegra.

O estabelecimento de normas e procedimentos para as instalações, implementações, mudanças e adaptações de estruturas lógicas e cabeamentos estruturados na Fundação CASA, por sua vez, consta na Ordem de Serviço DTI nº 003/2023. Veja a íntegra.

A política de privacidade de dados pessoais tratados dentro da Instituição, um tema contemporâneo, é apresentado na Ordem de Serviço DTI nº 004/2023. Confira a íntegra.

Outra abordagem que segue a linha de discussões atuais e importantes sobre dados está na política de governança e proteção de dados desenvolvida para a Instituição, por meio da Ordem de Serviço DTI nº 005/2023. Leia a íntegra.

A Ordem de Serviço DTI nº 006/2023, dispõe sobre a política de uso aceitável (PUA) dos recursos de tecnologia da informação e comunicação. Acesse a íntegra.

Já a Ordem de Serviço DTI nº 007/2023, trata da política de backup (cópia) e restauração de dados armazenados no âmbito institucional. Leia a íntegra.

Por fim, a Ordem de Serviço DTI nº 008/2023 dispõe sobre a política de gestão de serviços de tecnologia de informação e comunicação, além das normas e procedimentos para realizar atendimento técnico. Veja a íntegra.

Para o diretor de TI da Fundação CASA, Julio Signorini, por meio de políticas de TIC bem desenhadas, é possível reduzir consideravelmente riscos, dando à instituição a devida proteção contra ameaças internas e falhas de segurança.  “A comunicação sobre as diretrizes do uso aceitável da informação garante que os colaboradores saibam qual é a postura esperada na hora de lidar com os diversos níveis de confidencialidade e importância. Esse conhecimento previne violações acidentais e incentiva as boas-práticas”, explicou.