Jovens do CASA Tamoios recebem diplomas do Senai de pintores imobiliários

Um grupo de 14 adolescentes em internação concluíram formação de 160 horas e se tornaram profissionais

Um grupo de 14 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos, receberam nesta semana os certificados de conclusão do curso de pintor imobiliário, realizado por meio da unidade Santos Dumont do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de São Paulo.

Com a nova formação de 160 horas, os jovens estão qualificados para atuar no mercado de trabalho. Todos são maiores de 18 anos, cursam a segunda etapa do Ensino Fundamental e moram na região do Vale do Paraíba, nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Cruzeiro, Pindamonhangaba e Tremembé. Três dos jovens são pais.

As aulas aconteceram entre os meses de abril e junho deste ano no centro socioeducativo, com teoria e prática. Entre as capacidades técnicas desenvolvidas estiveram a leitura de plantas baixas arquitetônicas, elaboração de plano de ação e cronograma, organização do ambiente, preparo da superfície a ser pintada, execução da pintura e aplicação de massas, texturas e acabamento.

“Os adolescentes se qualificaram profissionalmente, com certificação de uma instituição de respeito na área e poderão oferecer serviço em locais especializados ou trabalhar de forma autônoma após a desinternação”, explica o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa.

Visita externa

Três jovens em internação do CASA Tamoios visitaram na última sexta-feira (11), o Itaú Cultural, em São Paulo. A organização promove, de forma gratuita, a difusão artístico-cultural brasileira. A iniciativa é parte da parceria entre a CASA, por meio da Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (Gacep), e a área educativa do Itaú Cultural.

A visita foi guiada por educadores locais. Os adolescentes conheceram parte do acervo permanente na exposição Brasilianas, onde puderam viajar 1.364 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, caricaturas, livros, entre outros dispostas em 514 metros quadrados do Espaço Olavo Setúbal. No Espaço, ainda encontraram a coleção Itaú Numismática, que traz 395 peças, entre moedas, medalhas, condecorações, barras de ouro e objetos.

Durante a visitação, os adolescentes ainda tomaram contato com a história do lendário geógrafo brasileiro Milton Santos, na ocupação que leva seu nome. No local, conferiram a biografia, o engajamento e a influência política do geógrafo negro, nascido em 1926, que renovou o pensamento geográfico brasileiro e mundial.

Os jovens foram acompanhados pelo coordenador de Equipe Fabiano Rocha e pelo agente de apoio socioeducativo Paulo Roberto.