Jovens da Fundação CASA arrasam no I Festival de Skate

Evento inédito de esporte olímpico reuniu 63 adolescentes internados na cidade de Itapetininga

Aéreos, rampas e elementos como corrimãos e escadas, que simulam os obstáculos encontrados nas ruas, foram parte do espetáculo de skate street iniciante que 63 adolescentes em internação em 18 centros socioeducativos da Fundação CASA, localizados em 14 municípios paulistas, deram nesta quarta-feira (16) durante o I Festival de Skate da Fundação CASA.

O presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, prestigiou o evento, sem natureza competitiva, ocorrido no Ginásio Municipal de Esportes Ayrton Senna da Silva, em Itapetininga. O skate estreou como modalidade olímpica nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, sendo um dos destaques.

Realizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, a organização do Festival contou com o apoio de integrantes do Projeto “Skate Transforma VIDAS!!!”, responsável por ministrar oficinas da modalidade no CASA Esperança, em Itapetininga.

Durante seu discurso, o presidente da Instituição lembrou que é função da família, da sociedade e do Estado propiciar uma vida melhor, por meio da proteção integral, a esses adolescentes.

“Num evento como este, com todos os parceiros envolvidos, vejo que aqui em Itapetininga, junto com outros municípios, todos os parceiros participantes estão promovendo, de uma forma altruísta, o que preconiza a Constituição Federal”, afirmou João Veríssimo. “O skate é um esporte olímpico e temos praticantes hoje em quase todos os centros da Fundação CASA.”

O objetivo do Festival foi reconhecer as habilidades dos adolescentes internados e mostrar a sua evolução nas oficinas permanentes em que participam nos centros socioeducativos. Como não teve natureza competitiva, todos os adolescentes receberam medalhas e os 18 centros socioeducativos levaram troféus.

Na pista passaram 56 jovens do gênero masculino e sete garotas. Eles representaram os CASAs Juquiá, Itaquera e Vila Guilherme, de São Paulo; Novo Tempo, de Franco da Rocha; São Bernardo I, de São Bernardo do Campo; Arujá; Atibaia; Guayí, de Guarulhos; Guarujá; Esperança, de Itapetininga; João Paulo II, de Cerqueira César; Rio Piracicaba, de Piracicaba; Franca; Sertãozinho; Rio Dourado, de Lins; e Irapuru II, de Irapuru. Já as adolescentes do gênero feminino vieram dos CASAs Anita Garibaldi e Feminino de Cerqueira César, ambos da cidade de Cerqueira César.

Para Garcia Rodrigues, idealizador do Projeto “Skate Transforma Vidas”, os adolescentes vivenciaram uma experiencia única e incrível na vida deles. “O skate nos ensina a ter determinação, foco e disciplina, além de ser uma ferramenta de inclusão social tendo um princípio de respeito e companheirismo”, disse Rodrigues.

O I Festival de Skate da Fundação CASA contou com apoio da prefeitura de Itapetininga, do Espaço do Som e de alguns patrocinadores: New Face SB, ÖUS Brasil, Trurium Truck, Luciano Tintas, IBL Skateboards, Supermercado Super Bom, AVS Painéis de Led, Padaria São João, Switch Skate Shop, Comercial Lima, MTT Móveis e Visual Produções.

Também prestigiaram o Festival a diretora de Gestão e Articulação Regional (DGAR) da Fundação CASA, Ivanete Gonçalves de Oliveira; o assessor da DGAR, Aparecido Fernandes Garcia Filho; e o superintendente Pedagógico, Carlos Alberto Robles.