Jovens do CASA Juquiá fazem manobras no Grito Skate Clube

Adolescentes experimentam pela primeira vez uma pista de skate e colocam aprendizado de oficina em prática

Fotos: Helio Greco

Quatro adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, tiveram experiência inédita na última quinta-feira (13), quando se completou 33 anos de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): estrearam com manobras nas pistas de skate do Grito Skate Clube, um empreendimento localizado no bairro do Ipiranga, que oferece o espaço para prática de skatistas profissionais e de aprendizado para principiantes.

Os jovens participam da oficina semanal de skate promovida pelo skatista e fotógrafo profissional Hélio Greco desde o início do primeiro semestre deste ano no centro socioeducativo. Os rapazes ainda contaram com a companhia do skatista profissional Ricardinho Pires e do proprietário do Grito, Guilherme Tremante.

Durante cerca de três horas, os adolescentes experimentaram as três pistas do local: uma de madeira no piso superior, com rampas, e duas de concreto no piso térreo, que, de forma variada, contam com rampas e bowls (pistas com paredes côncavas) para o treino.

“Os olhos dos adolescentes brilharam com a experiência”, observou Greco. “Eles nunca tinham andado em um bowl, mas não se intimidaram. Caíram, mas se levantaram e insistiram”, completou o skatista. Além de proporcionar o acesso às pistas, o proprietário cedeu todos os skates e equipamentos de segurança utilizados.

Entre as manobras que ousaram realizar, os adolescentes praticaram a rock and roll fakie, que consiste em subir a rampa e tocar o centro da madeira do skate na borda da rampa e retornar de costas, sem perder o centro de gravidade.

De acordo com o coordenador pedagógico do CASA Juquiá, Adriano Barbosa de Oliveira, o objetivo da atividade pedagógica externa foi proporcionar a prática do skate em um ambiente profissional. “Assim, os nossos jovens puderam conhecer de perto a dinâmica que envolve o esporte, assim como proporcionar acesso aos equipamentos existentes no município”, explicou.