CASA Governador Mario Covas tem palestra com escritora Claudia Canto

Moradora da periferia de São Paulo, ela contou como usou a educação para superar dificuldades

Filha de pais analfabetos e moradora do bairro de Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade de São Paulo, a escritora e palestrante motivacional Claudia Canto encontrou na educação o meio para superar as adversidades e evoluir como ser humano.

A partir dessa premissa, a escritora contou, durante palestra na última quinta-feira (13), para os adolescentes internados no CASA Governador Mário Covas sua história de vida, destacando como o empoderamento na juventude, aliado à crença na educação, pode ser uma ferramenta de superação e construção de novos futuros.

Quando mais jovem, Claudia imigrou para Portugal, onde trabalhou como empregada doméstica e sofreu preconceitos. Ao retornar, escreveu o livro “Morte às Vassouras”, em que as desventuras que viveu em solo lusitano.

De lá para cá, são 12 obras escritas, além de se tornar jornalista e criar um selo literário para contas as histórias de outras mulheres imigrantes.

“Palestras que abordam histórias de vida e superações servem de exemplos para os adolescentes”, explica a coordenadora pedagógica do CASA, Jéssica Cinel. “Enquanto educadores, sempre destacamos aos jovens no dia a dia o quanto a educação é importante para se superar e quando eles veem pessoas que venceram por ela, o resultado é outro.”

O impacto já pôde ser medido junto a um dos adolescentes. Rafael (nome fictício) ficou empolgado com a mensagem da palestrante. “Com conhecimento vamos longe, ele abre porta”, afirmou o jovem de 17 anos, que, embora esteja na 3ª série do Ensino Médio, cursa o processo de alfabetização no centro socioeducativo.

“Pensa num menino esforçado? É o Rafael, que é muito engajado e ele mesmo me pediu para refazer o processo de alfabetização, porque, quando estava na sociedade, não frequentava adequadamente as aulas”, contou a coordenadora pedagógica.

“Loko de Pedra”

A palestra é parte das atividades de férias escolares do centro socioeducativo. Nesta semana, os adolescentes do CASA Governador Mário Covas também receberam o escritor Fabio Goes, ex-policial civil autor do livro “Loko de Pedra – Como curar os vícios”. A obra conta sua história de dependência química, sobre os quase 30 anos em que esteve envolvido com o uso de drogas ilícitas como cocaína e crack. Na última internação em clínica especializada, conseguiu superar o vício e ainda hoje se mantém “limpo”.