Jovens em internação no CASA Atibaia visitam Pinacoteca
Nas férias escolares nos centros da Fundação CASA, atividades culturais externas contam com parcerias de museus
Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Atibaia, na Região Metropolitana de São Paulo, visitaram na última sexta-feira (14) a Pinacoteca de São Paulo, o mais antigo museu de arte da capital paulista. Uma experiência inédita para os jovens, que tiveram contato com obras diversas.
A visitação foi inserida na programação de férias escolares de diferentes centros socioeducativos da Fundação CASA. Também no mês de julho, diferentes museus paulistanos abrem suas portas aos adolescentes em medida socioeducativa na Instituição. São parcerias que as áreas educativas dos museus e a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (Gacep) da Fundação CASA para atividades culturais externas.
Além da Pinacoteca, até o final do mês, ainda há visitas presenciais programadas para o Instituto Moreira Sales (IMS), Museu Afro Brasil e Itaú Cultural – que também oferece visitação guiada on-line, especialmente para os adolescentes internados em centros socioeducativos distantes da cidade de São Paulo.
Durante quase duas horas de visita guiada na Pinacoteca, os jovens observaram quadros, esculturas e diferentes obras que compõem tanto o acervo local em exposição permanente quanto as exposições temáticas.
Até setembro, por exemplo, o público pode conferir a mostra “Maria Leontina: da forma ao todo”, uma exposição panorâmica que discute a relação afetiva que uma das artistas mais importantes do cenário brasileiro tinha por alguns objetos que fizeram parte de sua história.
O coordenador pedagógico do CASA Atibaia, Sandro Mota, assim como o profissional de Educação Física Giovani Consoli e os agentes de apoio socioeducativo Augusto Almeida e Luís Leite acompanharam a visitação.