Jovens do CASA Jacareí têm formatura de cursos e almoço natalino

Adolescentes receberam certificados das formações de qualificação profissional básica e das oficinas de arte e cultura

Cerca de 65 familiares de 30 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Jacareí, na cidade do Vale do Paraíba, se emocionaram na última quinta-feira (15) durante a cerimônia simbólica de entrega de certificados para os jovens que concluíram o Ensino Médio e os cursos de qualificação profissional básica, ministrados por educadores do Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial de São Paulo de São Paulo (Senac/SP), e de arte e cultura, em oficinas do GADA e do Projeto Guri.

A quadra do CASA se transformou num palco de evento, com direito a decoração, mesas postas e até um mestre de cerimônias eleito entre os jovens em internação. O roteiro ocorreu como manda a pompa e a circunstância: entrega simbólica dos certificados e beca para os três adolescentes que concluíram a 3ª série do Ensino Médio.

Dos cursos de qualificação profissional básica, no total 14 jovens que concluíram as formações em noções de informática (seis jovens) e pintura artística corporal (oito jovens) pelo Senac/SP no último trimestre de 2023.

Já entre as oficinas de arte e cultura, foram 20 jovens que frequentaram as aulas dos educadores do GADA, enquanto 15 jovens concluíram a oficina de violão do Projeto Guri.

A cerimônia foi marcada por apresentações dos adolescentes das oficinas de violão do Projeto Guri, quando tocaram músicas próprias no repertório. Membros da Igreja Congregação Cristã do Brasil em Jacareí também cantaram louvores com parte de sua orquestra.

No evento houve ainda os discursos, a cargo dos professores da escola vinculadora, a E.E. Professora Amância Dias Sampaio, do Senac/SP e do GADA. A promotora de Justiça da Infância e Juventude Jaqueline Navajas e a professora Daniela Torres Hung, da Diretoria Regional de Ensino, participaram do evento.

Para a coordenadora pedagógica do CASA Jacareí, Patrícia Castilhos, a formatura seguida do almoço natalino é um momento ímpar. “É a oportunidade de mostrarmos o trabalho e o aprendizado de cada adolescentes”, destacou.

No final, ocorreu o almoço de confraternização, seguido da distribuição de presentes para as crianças, que receberam brinquedos e roupas das mãos do Papai Noel interpretado por um dos jovens do centro socioeducativo. Os presentes foram arrecadados entre os servidores do CASA Jacareí e do Poder Judiciário no município.