CASA Santo André I realiza almoço natalino para jovens e suas famílias

Setenta familiares compareceram à celebração que contou com cardápio especial no dia de visita

Um grupo de 70 familiares, dentre mães, pais, irmãos e outros parentes participaram no último domingo (17) de um almoço natalino com 45 adolescentes em internação no CASA Santo André I, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo.

A visita semanal de quatro horas, que ocorre sempre aos domingos no centro socioeducativo, ganhou um ar de celebração, com ambiente socioeducativo decorado com enfeites e árvores natalinas, e até mesmo imagens do Papai Noel. Tudo para ressaltar valores como fraternidade, amor e solidariedade.

A refeição especial foi cedida pela Fundação CASA e servida tanto no refeitório dos adolescentes como em mesas decoradas distribuídas no corredor do espaço socioeducativo. O cardápio contou com carne assada recheada, farofa natalina, salada crocante e suco de goiaba. De sobremesa, uma deliciosa torta de limão.

O momento teve ainda entrega de lembrancinhas: cartões com mensagens de amor e esperança dos adolescentes para seus familiares e pequenas árvores de Natal feitas em EVA cravejadas com par de brincos para as mães.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA, Alaide Dias da Costa, enfeites, cartões e lembrancinhas foram confeccionados pelos jovens com apoio dos professores da escola vinculadora, a E.E. Padre Agnaldo Sebastião Vieira, e servidores da área pedagógica. “A elaboração começou no início de dezembro nas aulas de Português e Artes e se estenderam em oficinas com os servidores assim que terminaram as aulas escolares”, explicou.

Barba e cabelo

Na mesma semana, o CASA Santo André I foi palco na quinta-feira (14) da formatura simbólica de oito dos 12 adolescentes dos CASAs Santo André I, Santo André II e Diadema que concluíram o curso “Barba, Cabelo e Bate-papo”, promovido pela unidade de Santo André do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc/SP), numa parceria com a Divisão Regional Litoral (DRL), administração localizada da Fundação CASA responsável pela supervisão dos centros socioeducativos.

Entre os meses de agosto e dezembro, os jovens frequentaram semanalmente na unidade do Sesc/SP as aulas do cabeleireiro e educador Emerson Tadeu, conhecido como Mié, que lhes ensinou técnicas e segredos para os cortes masculinos, assim como os estilos de barbas.

Na formatura simbólica no CASA Santo André I, Mié conversou com os jovens sobre o mercado de trabalho, o futuro na profissão e a importância da formação. Cada jovem recebeu um kit com tesoura, aparelho para corte de cabelo e pentes. O evento contou com a participação do coordenador do curso, Carlos Seizem. Ao final, o educador e o coordenador ainda jogaram uma partida de futsal com os adolescentes.

Para os quatro adolescentes do CASA Diadema que concluíram o curso, sendo que dois deles já estavam desinternados na reta final da formação, a entrega solene dos kits ocorreu no próprio Sesc de Santo André na mesma semana.