Jovens do CASA Jacareí se impressionam com o VTEX Day

Oito adolescentes do Projeto Programando Vida visitaram evento sobre TI no varejo e conversaram com expositores

Centenas de estandes com expositores para conhecer; palestras sobre superações, tecnologia, empreendedorismo e tantos outros temas; diálogos com profissionais da tecnologia da informação (TI) e, talvez o mais importante, ser tratado como igual durante o VTEX Day.

Assim pode se resumir o impacto para oito adolescentes em internação no CASA Jacareí, no Vale do Paraíba, que visitaram na última segunda (05) e terça (06) o maior evento sobre transformação digital do varejo na América Latina, ocorrido no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo. No centro socioeducativo, os jovens cursam TI no Projeto Programando Vidas.

O Programando Vidas é uma parceria do CASA Jacareí com a organização de Sociedade Civil MTAC – More Technology Availability for the Community (Mais Tecnologia Disponível para a Comunidade, em tradução livre), cujo objetivo é aproximar os jovens com o mundo da tecnologia da informação, com foco em preparar para inserção no mercado de trabalho e oportunizar o contato com profissionais da área.

Na empreitada, os adolescentes assistiram a diversas palestras, como a da supermodelo e empresária Gisele Bündchen; a do maestro João Carlos Martins sobre superação; a da mais jovem velejadora a dar a volta ao mundo sozinha, Jessica Watson; e a da mergulhadora brasileira Karol Meyer, recordista mundial de mergulho em apneia.

Para alguns dos jovens, o acesso aos cinco pavilhões do São Paulo Expo tomado por 200 palestrantes em oito palcos, além dos estandes de exposição, trouxe impacto.

“Achei que iríamos apenas dar uma volta, olhar os expositores de longe, mas não: conversamos com os profissionais sobre o Projeto Programando Vidas de igual para igual e assistimos às palestras”, conta o jovem Mateus (nome fictício), de 19 anos, internado no centro socioeducativo. “Nunca tinha ido a um evento como este, foi algo único para mim”, afirma com tom de voz de pura empolgação.

Mateus, que já cursou a primeira formação do Programando Vidas, hoje atua como monitor no curso e já conquistou certificação PL-900 – Microsoft Power Platform Fundamental, um reconhecimento de uma das maiores multinacionais de tecnologia de informação. Ele também cursa, em formato de ensino a distância, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). “Estudar na área de TI me fez sair da bolha. Seria um sonho um dia retornar numa feira como a VTEX Day como expositor ou mesmo palestrante”, vislumbra o jovem.

Segundo a coordenadora pedagógica do CASA, Patrícia Castilhos, que acompanhou os adolescentes, no início os rapazes ficaram tímidos, mas depois, com orientação da equipe, “engataram”.

“Foi uma oportunidade de não só vivenciar uma feira de tecnologia da informação como também ter contato com empresas e fazer networking”, explica Patrícia. “Eles não pararam um minuto e se sentiram parte daquele universo”, completa.

O diretor do CASA Jacareí, Douglas de Araujo Souza, e o idealizador do Projeto Programando Vidas, Heber Lopes, também acompanharam e orientaram os jovens.

O VTEX DAY é o maior evento voltado à transformação digital da América Latina, que ocorre há cerca de dez anos. O objetivo foi reunir empresas, profissionais e o público geral interessado em tecnologia.

Cerca de 200 palestrantes discutiram os destaques e as tendências da tecnologia no mercado de varejo, assim como as tendências tecnológicas e os desafios para desenvolver o comércio eletrônico nacional e internacional. O tema de 2023 foi “O dia de fazer acontecer”.

Entre as empresas que apresentaram casos de sucesso e como utilizaram a tecnologia para transformar os seus negócios estavam gigantes como Amazon, Carrefour, Motorola, Chilli Beans, Electrolux, Hering, Magalu, dentre outras.

A organização do VTEX Day, por meio do cofundador Alexandre Soncini, colaborou diretamente para a experiência dos adolescentes, com suporte durante os dois dias de visitação, que contou com o auxílio de um profissional que apresentou todo o evento, entradas gratuitas e alimentação.