CASA Irapuru I promove ações sobre Dia Mundial do Meio Ambiente

Atividades envolveram a cultura de microrganismos e oficinas temáticas

 

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Irapuru I (DRO) participaram nesta terça-feira (06/06) de uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última segunda-feira (05/06).

Durante as aulas de ciência do ensino formal, os alunos do 7º ao 9º ano da sala multisseriada participaram de um experimento onde realizaram a cultura de microrganismos para observarem em um microscópio.

Para isso, os jovens assistiram a uma aula teórica sobre o tema, onde foi explicado como ocorre a cultura de bactérias e protozoários e a existência deles em nosso cotidiano e sua importância no meio ambiente como um todo.

Em seguida, ao longo da semana, os adolescentes realizaram a cultura de algumas amostras, coletadas por meio de um cotonete em vários pontos do centro, em uma mistura caseira de gelatina com caldo de carne.

Por fim, as culturas foram observadas em microscópio. A ação, realizada pela professora Denise Rossi, teve como objetivo trabalhar na prática o que foi visto durante as aulas, reforçando ainda que nem todas as bactérias são maléficas ao nosso organismo e destacando a importância da higiene no dia a dia.

Já os adolescentes que estão em medida de internação provisória, participaram de oficinas sobre o tema, desenvolvendo trabalhos com base em vídeos informativos, atividades para colorir, caça-palavras e produção de textos. As ações foram ministradas pela professora Marli Fátima de Souza.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Nancy Maria Mendonça da Silva, as atividades despertaram a curiosidade dos adolescentes. “Queremos ensinar para a vida. Por isso buscamos de uma forma simples trabalhar conceitos amplos, como a sustentabilidade, o efeito do ser humano sobre o meio ambiente e a questão da reciclagem”, concluiu.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP