Jovens do CASA Franca conquistam vagas em programa de aprendizagem

Eles atuarão no setor administrativo da prefeitura de Franca

Quatro jovens que cumpriram medida socioeducativa no CASA Franca estão se capacitando para começarem, na próxima quarta-feira (06/12), a atuar como aprendizes de auxiliares administrativos da Prefeitura de Franca.

A contratação ocorreu por meio do Programa Primeira Chance, da própria prefeitura, que tem como objetivo incluir jovens de 14 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade, trabalho infantil ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas. Todos devem estar matriculados e frequentando o ensino formal ou EJA. As vagas terão carga horária de 20 a 30 horas semanais.

O processo seletivo ocorreu de acordo com o edital, com base em critérios socioeconômicos, ainda no mês de outubro, e o centro ficou sabendo dessa possibilidade por meio das reuniões mensais do Conselho Gestor.

Para isso, a equipe do centro socioeducativo, formada pela encarregada da área técnica, Maria Lúcia Maciel, pela psicóloga, Claúdia Aparecida Maldonado Teixeira e pelas assistente sociais, Fabiana Ferreira dos Santos, Eunice dos Santos Silva e Rosangela Cristiana Caetano, contou com o apoio e a contribuição do Conselho Regional Especial da Assistência Social (Creas), Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FMPETIPA) e Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) da cidade de Franca.

Os jovens foram selecionados pela equipe, que orientou as famílias sobre como realizar a inscrição dos adolescentes no programa. A partir daí, houve o processo seletivo e resultado foi divulgado na última terça-feira (21/11).

Com isso, o centro comunicou o judiciário, que progrediu a medida socioeducativa de internação para liberdade assistida.

Na última quarta-feira (22/11), os adolescentes deram início ao curso de capacitação, que ocorre na Unifran. O programa garante a todos os adolescentes participantes uma bolsa-auxílio de aproximadamente R$700,00, além de benefícios como vale-alimentação e vale-transporte.