Jovens do CASA Chiquinha Gonzaga têm vivência de assistência terapêutica com cães

Ação idealizada pelo Instituto Papel de Menino e realizada em parceria com Instituto Reddogs foi parte da programação de férias escolares

Todas as adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Chiquinha Gonzaga, em São Paulo, tiveram vivência teórica e prática sobre adestramento de cães utilizados na assistência terapêutica na última quinta-feira (20), durante ação realizada pelo Instituto Reddogs, com projeto idealizado pelo Instituto Papel de Menino.

A ação foi parte da programação de férias escolares do centro socioeducativo feminino da Fundação CASA. O objetivo também foi despertar sentimentos e valores nas jovens como empatia, paciência e persistência.

O fundador do Instituto Reddogs, Ronaldo Novoa, com auxílio de seis voluntários da organização social que atuam como adestradores, levaram dez cães das raças pastor australiano e labrador para mostrar como os animais colaboram no tratamento terapêutico, em especial de crianças autistas – público-alvo atendido pelo Instituto.

Em duas sessões distintas, com as jovens dos Espaços 1 e 2 do CASA, os instrutores iniciaram a atividade com uma roda de conversa, em que discutiram a profissão de adestrador e as habilidades necessárias para atuar profissionalmente.

Em seguida, as adolescentes tomaram as guias dos cães nas mãos e aprenderam técnicas de adestramento, como conduzir os cães em linha reta e pelas laterais, além de comando como sentar e deitar.

De acordo com o fundador do Instituto Reddogs, a partir de comandos aparentemente simples, se buscou mostrar a importância da liderança, disciplina, empatia, trabalho em equipe e autocuidado para se chegar a um objetivo pretendido.

Para demonstrar a necessidade de um ambiente organizado para se alcançar esse resultado, em qualquer âmbito da vida, no terceiro momento da vivência, os adestradores voluntários soltaram os cães para brincar com bolinhas, ficando livres e sem comandos disciplinares. O efeito foi uma correria canina atrás do brinquedo, com as jovens tentando orientá-los.

“Foi uma amostra clara da desordem que acontece quando não há ninguém liderando ou mesmo quando não há organização e disciplina”, afirmou a coordenadora pedagógica do CASA Chiquinha Gonzaga, Andréia Motta. “Foi muito bacana!”

A ação contou com a presença da diretora do Instituto Papel de Menino, Silvana Urbani, e do coordenador de projetos, Anderson Carvalho.