CASA Rio Tocantins conquista Olimpíadas das CIPs

Adolescentes em internação provisória do centro da Fundação CASA venceram em três das cinco modalidades disputadas

Os adolescentes em internação provisória no CASA Rio Tocantins, no Complexo do Brás, em São Paulo, estão empolgados após conquistar, pelo segundo ano consecutivo, as Olimpíadas das CIPs, que envolveu três centros de internação provisória pertencentes à Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE).

Na sua segunda edição, as Olimpíadas das CIPs contaram com cerca de 70 jovens participantes, que disputaram cinco modalidades: tênis de mesa, basquete 3×3, xadrez on-line, futevôlei e futsal. O CASA Rio Tocantins venceu em três – tênis de mesa, basquete 3×3 e futsal – e obteve a maior pontuação geral.

Os vice-campeões gerais foram os adolescentes em internação provisória no CAIP Gaivota, que conquistaram as segundas colocações nas três disputas diretas com as equipes do CASA Rio Tocantins.

Já o CASA Itaparica ficou na terceira colocação geral ao ficar com as três primeiras colocações nas partidas do torneio on-line de xadrez. A modalidade contou com a participação das adolescentes do CAIP Ruth Pistori, sendo que uma delas alcançou a quarta colocação.

A modalidade de futevôlei foi experimental e não gerou pontuação.

As partidas presenciais aconteceram entre 13 e 20 de julho, nos dias úteis, na quadra do edifício do Complexo do Brás na rua Piratininga, no bairro do Brás.

“As atividades esportivas são importantes para o desenvolvimento físico e motor dos adolescentes e, mesmo na internação provisória, é dever da Fundação CASA promover o acesso às modalidades”, explica o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. As Olimpíadas acontecem no período das férias escolares nos centros socioeducativos da Instituição.

Os profissionais de Educação Física que atuam nos centros socioeducativos arbitraram as partidas, além de preparar os adolescentes para as competições, uma tarefa por vezes desafiadora.

“O treinamento dos jovens acontece num curto espaço de tempo, quando precisamos até ensinar fundamentos e regras das modalidades, além de realizar o planejamento da atividade, o preparo dos materiais e outras ações para colocar os jogos na prática”, conta o profissional de Educação Física Juvenal Antonio do Nascimento Junior, que atua no CAIP Gaivota. “Os adolescentes apresentaram ótimo comportamento durante as partidas, o que reflete as orientações e ensinamentos que demos e que vão além da parte esportiva”, acrescenta.

O troféu itinerante do vencedor da Olimpíada permaneceu no CASA Rio Tocantins. Todos os adolescentes que disputaram as partidas receberam medalhas conforme sua classificação na modalidade.