Jovens do CASA Bela Vista se conscientizam sobre autismo

Com o mote do Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo, atividades pedagógicas apresentaram e discutiram TEA

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Bela Vista, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, tiveram um aprendizado inédito para eles esta semana: conheceram e compreenderam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), durante atividades pedagógicas aplicadas pela equipe do centro socioeducativo.

Com o argumento do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no último domingo (02), a equipe pedagógica do CASA promoveu palestra sobre o TEA; conversou sobre experiência de vida com familiar com transtorno; os jovens assistiram ao filme “Uma Viagem Inesperada” (Miracle Run, no título original em inglês), do diretor Gregg Champion, e o debateram; e ainda confeccionaram cartazes sobre o tema. Cada atividade durou cerca de uma hora e 30 minutos.

Na segunda (03), a coordenadora pedagógica, Daniela Sousa, e a agente educacional Josilene Maria da Silva, começaram a abordagem com a contextualização sobre os transtornos, as causas, efeitos – como a dificuldade sensorial – e forma de diagnóstico.

Para aproximar ainda mais a discussão da realidade, a coordenadora pedagógica contou sua experiência pessoal com o filho, Fernando, de seis anos, que foi diagnosticado com autismo por volta dos três anos de idade. Desde lá, o menino recebe atendimento especializado, inclusive com neuro-psicopedagogo e, com isso, tem se desenvolvido de forma muito próxima a qualquer criança de sua idade.

“Até os três anos ele não falava, tinha muita sensibilidade a barulho e não interagia com muitas crianças. Hoje ele está no primeiro ano da escola, brinca com outras crianças, aprendeu a ler e a escrever e é muito alegre e carinhoso”, conta Daniela.

Segundo a coordenadora pedagógica, exemplificar sua experiência pessoal gerou aproximação e curiosidade dos adolescentes durante as atividades. “Os jovens começaram a me fazer diversas perguntas e alguns até comentaram de casos pessoais que eles até identificavam em suas famílias”, contou Daniela.

O interesse se estendeu na exibição do filme “Uma Viagem Inesperada”, que traz a história de uma mãe que descobre que seus filhos gêmeos são autistas. “Eles viram que é uma questão muito próxima a cada um e que é necessário quebrar o preconceito e a discriminação”, observou a coordenadora pedagógica. “Fiquei emocionada, porque é uma realidade que me afeta.”

Para demonstrar o impacto da dificuldade sensorial para os autistas, a agente educacional Josilene fez uma atividade com argila junto a um grupo de jovens que já concluíram o Ensino Médio. A confecção de cartazes para o painel sobre o tema, afixado nesta quinta-feira (06), foi orientada pela agente educacional Susana Rodrigues.

De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o uso de datas temáticas auxilia na discussão de temas relacionados a cidadania com os adolescentes. “A educação escolar tem a sua agenda temática, que pode ser complementada com ações pedagógicas das equipes da Fundação CASA que estimulem a visão sobre os direitos humanos”, avalia o presidente.

O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de difundir informações sobre o autismo para a população como estratégia para reduzir a discriminação e o preconceito com as pessoas afetadas pela TEA.

Em dezembro de 2012, foi sancionada a Lei nº 12.764, que instituiu a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno de espectro autista.