Fundação CASA de Jacareí recebe visita do prefeito Izaias Santana

Chefe do Executivo local conheceu estrutura, observou atendimento, conversou com jovens e assistiu a “aulas” sobre a Páscoa

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, visitou ontem (05) o centro socioeducativo da Fundação CASA na cidade, que atende a adolescentes do Vale do Paraíba. O chefe do Executivo municipal observou o atendimento realizado no local, acompanhado da promotora de Justiça da Infância e Juventude, Jaqueline Navajas, e de sua chefe de Gabinete, Juliana Dualibe.

Durante cerca de duas horas e meia, Santana conheceu a estrutura do prédio de três pavimentos; conversou com adolescentes, servidores e professores da escola vinculadora, a E.E. Professora Amância Dias Sampaio; e ainda assistiu a “aulas” dos jovens atendidos sobre o significado da Páscoa.

Foi a primeira vez que o prefeito esteve no local, depois da assinatura do termo de cooperação interinstitucional entre a Prefeitura e o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (MPT-15), em março passado, para incluir adolescentes atendidos na Fundação CASA e em cumprimento de medida socioeducativa em programas de aprendizagem municipais.

“Certamente foi uma oportunidade para o prefeito conhecer pessoalmente o trabalho que é feito para, no final, tentarmos, por meio da iniciativa de cooperação, inserir os adolescentes no mercado de trabalho”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

A autoridade municipal esteve nos três pavimentos do espaço socioeducativo, onde os adolescentes em internação ficam. Acessou os dormitórios, as salas de aula, a quadra poliesportiva e as salas destinadas ao atendimento psicossocial e em saúde básica.

No refeitório, reunido com todos os adolescentes atendidos, servidores e professores da escola vinculadora, o prefeito se tornou novamente aluno ao assistir às “aulas” que grupos dos ensinos Fundamental – anos iniciais e finais – e Médio deram, como parte final do processo de aprendizagem que tiveram ao longo dos dias, em sala, sobre o significado dos símbolos da Páscoa. A data em alusão à ressurreição de Jesus Cristo será celebrada no próximo domingo (09).

Depois, cada autoridade visitante se apresentou. Para os jovens, Santana contou sua história de vida, desde que nasceu na cidade de Jacareí até quando se tornou a autoridade máxima do Executivo local, responsável por administrar uma das maiores cidades do Vale do Paraíba.

A chefe de Gabinete, Juliana Dualibe, lembrou que já atuava no amparo e atenção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no município mesmo antes de ingressar na vida política.

Já a promotora de Justiça destacou a natureza da realização do seu trabalho no CASA Jacareí, especialmente com as visitas regulares de correição. Jaqueline Navajas ainda incentivou os jovens a traçar objetivos em busca de um futuro melhor.

A diretora da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), Marly Moura, e o diretor-adjunto da DRVP, Fábio Rocha de Castro, acompanharam a visitação. A DRVP é a administração localizada da Fundação CASA responsável pela supervisão do CASA Jacareí, dentre outros centros socioeducativos localizados no Vale do Paraíba e Alto Tietê.