Jovens do CASA Araçá são os primeiros a receberem palestra de Projeto Municipal sobre importância do voto

Ação foi promovida por duas Comissões da Câmara, como parte da “Semana Municipal de Conscientização do Voto a Partir dos Dezesseis Anos”

Os jovens que cumprem medida no CASA Araçá (DRO) foram os primeiros da cidade de Araçatuba a participarem de uma palestra sobre a importância do voto aos 16 anos, promovida na última quarta-feira (05/04), pela Câmara Municipal no centro socioeducativo.
A palestra abordou o tema “O papel da juventude nas eleições e a importância do voto” e foi ministrada pelo vereador Wesley Monea, mais conhecido como Wesley da Dialogue.

A iniciativa, capitaneada pelas Comissões de Educação e de Juventude da Câmara, faz parte do Programa Municipal de Incentivo ao Voto a Partir dos Dezesseis Anos, que, dentre outras ações promove a Semana Municipal de Conscientização do Voto a Partir dos Dezesseis Anos em escolas, sendo parte da agenda oficial de eventos da cidade.

Durante a palestra, os adolescentes aprenderam mais sobre a história, a importância e a responsabilidade do voto aos 16 anos, destacando o papel e o protagonismo do jovem no exercício da cidadania. Eles também puderam esclarecer algumas dúvidas, por exemplo, como obter o título e participam de uma roda de conversa onde puderam fazer seus questionamentos.

De acordo com o professor de sociologia do ensino formal, Fabricio Atoguia, a iniciativa foi muito importante para a conscientização dos adolescentes. “O ato de votar e escolher os nossos representantes precisa ser amplamente discutido e a escola tem esse papel. É preciso garantir que o aluno se constitua para o exercício da sua cidadania”, destacou.

O vereador e palestrante, Wesley Monea, também destacou a importância do evento. “Foi muito especial começar essa semana temática pela Fundação CASA. Conversamos com os meninos sobre a importância da participação dos jovens no processo de escolha dos nossos representantes. É importante que os jovens participem da política. Os jovens precisam dessa interação, dessa aula de cidadania e de entender seus direitos”, acrescentou.

Já a professora de português e inglês do ensino formal, Roseli Sgrinholi, elogiou ação. “Os adolescentes ficaram entusiasmados e até surpresos com a importância que o voto deles pode ter na escolha de seus governantes. Essa ação feita pela Câmara merece aplausos”, concluiu.