Jovens do CASA Bela Vista participam de amigo secreto

Para marcar o final do ciclo escolar e as festas de final de ano, adolescentes se presentearam com máscaras de proteção facial

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Bela Vista, no Complexo Vila Maria, em São Paulo, marcaram o encerramento das atividades da educação escolar e as festas do final de 2020 com um amigo secreto com a troca de um tipo de presente bastante simbólico no ano que passou: máscara de proteção facial, que ajuda a evitar a propagação do vírus que causa a Covid-19.

As máscaras foram confeccionadas pelos próprios jovens, durante oficina com as agentes educacionais do centro socioeducativo. A escolha do presente foi para simbolizar uma proteção aos cuidados que a pandemia da Covid-19 fez todos passarem a ter, com distanciamento social e higiene.

“O ano que passou foi de muitas conquistas, desafios, contratempos, estudos, reflexões e organização”, avalia a coordenadora pedagógica do CASA, Jéssica Francine Cinel.

Com as máscaras confeccionadas, cuidadosamente embaladas, em círculo, com distanciamento e os cuidados de higiene, cada adolescente sorteou seu amigo secreto e entregou a máscara de proteção facial. Foi um meio de também demonstrar a superação do ano e a manutenção dos laços entre os adolescentes.

“Comemorar os resultados, celebrar a vida e proporcionar descontração foram apenas alguns dos motivos para a confraternização”, explica a coordenadora pedagógica. “Muito além do clima de trocar presentes, essa ocasião teve como objetivo renovar os sonhos e planos de todos ali presentes para 2021.”