Jovens do CASA Araçatuba participam do projeto “Visite a Câmara”

Projeto tem como objetivos incentivar a cidadania e a participação dos jovens em espaços do poder público

Um grupo de cinco adolescentes que cumpre medida socioeducativa no CASA Araçatuba (DRO) participou na última sexta-feira (24/03) de uma visita à Câmara Municipal, como parte do projeto “Visite a Câmara”, realizado pelo órgão do poder legislativo.

O projeto tem como objetivos incentivar a participação dos jovens no contexto dos poderes públicos e conscientizar sobre a importância do exercício da cidadania, utilizando a trajetória e a história da Câmara como um “fio condutor”.

Durante a visita, os jovens foram acompanhados pela historiadora e funcionária da Câmara, Patrícia Vilela, e pelo vereador Wesley Monea dos Santos, mais conhecido como Wesley da Dialogue. A visita dos adolescentes também foi acompanhada pelo agente de apoio socioeducativo, Aldair Rodrigues Gomes e pela agente educacional, Luciana Pantoni.

No local, eles puderam conhecer vários ambientes, como a sala da presidência, o plenário, a sala da TV Câmara e os gabinetes dos vereadores, além de conferirem uma exposição de totens com informações sobre a história do órgão legislativo no município.

De acordo com o professor de geografia e filosofia do ensino formal, Fabricio Atoguia, a visita foi uma maneira de trabalhar conceitos como a cidadania e a participação da juventude nos poderes públicos. “Esse projeto da Câmara contribui com o desenvolvimento de habilidades e competências preconizadas no currículo paulista e permite que os jovens reconheçam a importância do exercício da cidadania e da participação da juventude nos espaços do poder público”, concluiu.