Jovens da Fundação CASA imergem na Capela Sistina de Michelangelo

Cerca de 230 adolescentes atendidos na Região Metropolitana e Litoral visitam exposição do MIS Experience até abril

Ficar imerso na cena de “A criação de Adão”, uma das imagens mais icônicas dos livros escolares de história que mostra um trecho dos afrescos do pintor e escultor Michelangelo Buonarrotti na Capela Sistina, no Vaticano, é parte da experiência que 233 adolescentes em internação e semiliberdade na Fundação CASA passam até o final de abril na mostra “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, aberta ao público, em São Paulo, no MIS Experience, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Semanalmente e em dias e horários distintos, grupos de adolescentes atendidos em 47 centros socioeducativos em 21 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, litoral e interior visitam gratuitamente a mostra, que acontece em São Paulo, acompanhados por servidores da Fundação CASA.

Educadores do Núcleo Educativo do MIS Experience mediam a visitação dos jovens, o que colabora na ampliação da experiência, na maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo. Toda a iniciativa resulta de uma parceria entre a Fundação CASA e o MIS Experience.

Como parte da visitação, os adolescentes ainda podem conhecer e interagir de forma lúdica e inovadora no Quintal das Artes, o novo espaço do MIS Experience que traz o universo das artes utilizando também o suporte de tecnologia de ponta.

Os jovens participantes cumprem medida socioeducativa em centros da Fundação CASA localizados nas cidades de São Paulo, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Itaquaquecetuba, Franco da Rocha, Atibaia, Jundiaí, Campinas, Mogi Mirim, Limeira, Piracicaba, Sorocaba, Itapetininga, Cerqueira César, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe.

A Capela Sistina é uma construção arquitetônica da Igreja Católica, cuja primeira missa foi celebrada pelo Papa Sisto IV em 1483, após a reforma pela qual foi responsável. Até hoje no local acontece o Conclave, a reunião dos cardeais para a escolha do novo papa.

Durante a reconstrução, entre os anos de 1477 e 1482, artistas renascentistas, como Sandro Botticelli, já pintavam afrescos no seu interior para retratar os apóstolos e papas.

A convite do Papa Júlio II, entre 1508 e 1512, Michelangelo criou os afrescos do teto da Capela Sistina, registrando em imagens passagens bíblicas, como “A criação de Adão”, “A criação de Eva”, “O pecado original”, “O sacrifício de Noé”, entre outros. Quase 25 anos mais tarde, entre 1536-1541, o pintor e escultor renascentista retornou ao local para pintar a cena do “Juízo Final” atrás do altar.

Em uma área de mil metros quadrados, as 14 salas da mostra no MIS Experience proporcionam imersão com projeções gigantes no teto e nas paredes; espaços dedicados à arquitetura, à história e às curiosidades da Capela; o Conclave; a réplica da chave da Capela Sistina, trazida diretamente do Vaticano; e uma maquete que reproduz afrescos e detalhes interiores.

A curadoria está a cargo do professor e historiador da arte Luiz Cesar Marques Filho.

A mostra está aberta ao público até o dia 30 de abril, de terça a domingo, das 10h às 18h – aos sábados e feriados, o horário é das 10h às 19h. O MIS Experience fica na rua Cenno Sbrighi, 250, no bairro da Água Branca.

Os ingressos variam de R$ 15 (meia) a R$ 50 (inteira), conforme o dia da semana. Às terças a visitação é gratuita. Crianças de até 7 anos têm entrada gratuita. Todos os detalhes sobre a exposição está no site do MIS Experience.