Jovens da Semi Caetanos visitam Aquário de São Paulo

Oito adolescentes tiveram aprendizado com biólogo que monitorou a visitação; atividade teve apoio de parceiro do PAR

Oito adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA de Semiliberdade Caetanos, em São Paulo, visitaram na última segunda-feira (20) o Aquário de São Paulo, o primeiro aquário temático da América Latina, localizado na capital paulista.

A visitação foi monitorada por um biólogo, que mostrou diferentes espécies brasileiras e estrangeiras de peixes, mamíferos, anfíbios e aves. A experiência pedagógica, inédita para os jovens, foi proporcionada a partir da ação da Igreja Universal, parceira do centro socioeducativo no Programa de Assistência Religiosa (PAR).

Durante cerca de duas horas e meia, os adolescentes viram diversas atrações, como urso polar; tubarões; pinguins originários da Patagônia, no sul da Argentina; cangurus; raias; jacarés; dentre outros.

“Ações como essa colaboram na reinserção progressiva dos adolescentes no retorno ao convívio social, mesmo que na semiliberdade os jovens utilizem os equipamentos públicos para realizar as atividades pedagógicas”, avalia o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. “A assistência religiosa também é uma parte importante na convivência e um direito dos jovens.”

“Foi um passeio incrível, uma experiência nova em um local bem diferente”, afirmou o jovem Leandro (nome fictício), um dos visitantes. Já para o adolescente Douglas (nome fictício), a iniciativa foi uma boa oportunidade. “Nunca tinha visto ou visitado um local como este (o Aquário)”, disse o jovem.

O Aquário de São Paulo foi inaugurado em 2006, num espaço de 15 mil metros quadrados e com 4 milhões de litros de água em que habitam cerca de 3 mil animais de 300 espécies.

Os jovens foram acompanhados pelo agente de apoio socioeducativo Eduardo Ferreira Avelino, a agente técnica Ivone Lúcia Hoffman e a coordenadora pedagógica Almunita Pereira.