Jovens da Fundação CASA mostram talentos no Sarau Mil Grau

Terceira edição do evento promovido pelo TJSP reuniu 82 crianças e adolescentes em acolhimento e cumprimento de medida socioeducativa

Um grupo de 12 adolescentes internados em quatro centros socioeducativos da Fundação CASA se apresentaram na última segunda-feira (11), no auditório do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, na 3ª edição do Sarau Mil Grau, promovido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio da sua Corregedoria Geral de Justiça (CGJ).

O evento reuniu 82 crianças e adolescentes em situação de acolhimento em nove instituições e em cumprimento de medida socioeducativa, sendo que 46 delas exibiram no palco 12 apresentações de músicas de diferentes gêneros – funk, MPB, moda de viola, dentre outros –, dança, ballet, leitura de poesias, desenhos e esculturas em balões.

Os jovens da Fundação CASA levaram ao palco números musicais. Os adolescentes da oficina de canto e coral do Projeto Guri no CASA Jardim São Luiz II, de São Paulo, cantaram a eterna música “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa, acompanhados ao teclado pelo educador Thiago Denilson.

O espectro musical ainda foi embalado pelas modas de viola “Romaria” e “Tocando em Frente”, ambas de Renato Teixeira, na voz de um jovem internado no CASA Caraguatatuba, acompanhado em voz e violão pelo agente de apoio socioeducativo Gilberto Gonçalves Ferreira.

A música popular brasileira ainda esteve no repertório do adolescente do CASA Governador Mário Covas, do Complexo da Vila Maria, na capital paulista, que cantou acompanhado dos acordes harmoniosos da guitarra tocada pelo agente de apoio socioeducativo Elias de Souza Santos.

Já os dois jovens do CASA Santo André II, de Santo André, mostraram o seu gingado em exibições de dança com algumas acrobacias, com apoio da coordenadora pedagógica do centro socioeducativo, Karla Renata de Souza.

Neste ano, o mestre de cerimônias do Sarau foi o jornalista Pedro Bassan, da TV Globo, que, durante os intervalos das apresentações, reforçou a necessidade da garantia dos direitos infanto-juvenis com a leitura da legislação. “A luta pela implementação desses direitos cabe a todos nós. O sarau mostra que não estamos apenas falando, estamos fazendo e garantindo um direito que está na nossa Constituição, que é o acesso à cultura”, afirmou.

Segundo o idealizador do Sarau e juiz assessor da Corregedoria para a área de Infância e da Juventude, Iberê de Castro Dias, a meta do evento é formar cidadãos conscientes de seus direitos, tendo a cultura um papel fundamental para a construção da cidadania. “Vários estudos mostram as vantagens das atividades artísticas para o desenvolvimento da pessoa. Aqui, as artes são usadas como forma de inclusão social e, por meio delas, crianças e adolescentes adquirem formação humana mais completa e podem externar suas emoções”, destacou o magistrado.

O Sarau Mil Grau busca integrar, socializar, incluir, despertar e apresentar os talentos artísticos desses adolescentes, mostrando que a cultura pode ser um catalisador. O evento é uma atividade permanente do programa ApadrinhARTE, do TJSP, que busca oferecer a crianças e adolescentes em acolhimento e jovens em medida socioeducativa oportunidades de frequentar eventos culturais.

Na plateia, além das próprias crianças e adolescentes participantes, ainda aplaudiram os talentos o desembargador Gilberto Leme Marcos Garcia; o ator, diretor e produtor Guilherme Leme; e os promotores da Infância e Juventude Gustavo Roberto Costa e Fernando Henrique Simões, ambos do Departamento da Execução da Infância e Juventude (DEIJ).

Com informações do TJSP