Jovens da Fundação CASA de Rio Preto participam de ações do Projeto Pardal

Destaque fica por conta da 1ª edição do CASA Fest; iniciativa é realizada por meio de parceria com a prefeitura e o Judiciário de Rio Preto

Os jovens que cumprem medidas socioeducativas no centro da Fundação CASA de São José do Rio Preto estão participando de uma série de atividades de arte e cultura proporcionadas por meio do Projeto Pardal.
Um dos destaques da inciativa será a realização da 1ª edição do CASA Fest, Festival de Artes Integradas do CASA Rio Preto, que marcado para o dia 17 de novembro.
Nesta semana, os jovens participarão duas ações do Projeto Pardal: uma visita monitorada ao Teatro Municipal Nelson Castro, na sexta-feira (06/10) e a escolha de livros por meio do Programa Acesso à Leitura na Proteção Social, realizado pela Biblioteca Móvel, na próxima segunda-feira (09/10).

Sobre o Projeto Pardal e o 1ª CASA Fest
O projeto é realizado em parceria pelo centro socioeducativo, pela prefeitura de São José do Rio Preto, através de sua Secretaria Municipal de Cultura, e pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Preto.
Ele teve início no mês de janeiro de 2023 e conta com uma programação de ações que ocorrerão até dezembro deste ano.
A 1ª edição do CASA Fest, contará com cinco categorias: Dança, Artes visuais, Teatro, Música e Literatura, onde os adolescentes poderão inscrever seus trabalhos, realizados de forma individual ou em grupos de até cinco integrantes. O evento será realizado dentro do centro socioeducativo.
Além do CASA Fest, o Projeto oferece ainda outras atividades culturais para esses adolescentes.
No cronograma, estão:
• Visitas aos museus de Arte Primitivista José Antonio da Silva (MAP), de Arte Naif (MAN) – Biblioteca Municpal Dr. Fernando Costa.
• Aulas explicativas sobre conceitos aplicados nas montagens de espetáculos teatrais englobando a utilização de Mesa de Som e de Iluminação no Teatro Municipal Nelson Castro.
• Oficina de contação de história “Viajem Literária” no auditório do Centro Cultural Daud Jorge Simão e workshops de artes plásticas com técnicas diversas, ministrados pelo artista plástico, Carlos Bachi, dentro do centro socioeducativo.
• Palestras educativas sobre temas diversos, realizadas no auditório do Centro Cultural Daud Jorge Simão e ministradas pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin.
• Participação no Programa Acesso à Leitura na Proteção Social, realizado pela Biblioteca Móvel.