Jovens da Fundação CASA de Atibaia e Arujá visitam MIS Europa

Na sexta-feira (19), em São Paulo, adolescentes vão se arrepiar na exposição “Terror no Cinema” durante atividade de férias escolares

Quatro adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Arujá, no Alto Tietê, e Atibaia, no Vale do Paraíba, visitam nesta sexta-feira (19), em grupos distintos, a exposição “Terror no Cinema”, de causar arrepios, em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), no bairro do Jardim Europa, na capital paulista.

A visitação, autorizada pelo Poder Judiciário, é parte das atividades de férias escolares dos centros socioeducativos a equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

A exposição, em cartaz desde outubro de 2023, celebra um dos gêneros mais antigos do cinema. A mostra traz o universo de filmes clássicos desde a década de 1920, exibindo objetos exclusivos cedidos por estúdios parceiros.

A atividade pedagógica é fruto de uma parceria entre o setor educativo do MIS com a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissionalizante (Gacep) da Fundação CASA.

O Museu da Imagem e do Som foi inaugurado em 1970 e possui mais de 200 mil itens em sua coleção, como fotografias, filmes, câmeras, vídeos, cartazes e depoimentos. O MIS é administrado pela Associação Cultural Ciccillo Matarazzo (ACCIM).

Durante as férias escolares nos centros socioeducativos da Instituição, 437 adolescentes em internação ou semiliberdade em 60 centros de atendimento da Fundação CASA em 35 municípios, fazem, até o final de fevereiro, cerca de 80 visitas presenciais ou à distância a diversos equipamentos culturais na cidade de São Paulo: o MIS Europa, Instituto Moreira Salles (IMS), Itaú Cultural, MIS Experience, Museu Afro Brasil, Museu Catavento, Paço das Artes e Pinacoteca do Estado.

“Essas visitações resultam de parcerias que as equipes educativas das instituições responsáveis pelos equipamentos culturais fazem anualmente com a Fundação CASA, o que proporciona o acesso dos adolescentes atendidos a bens que, na maioria das vezes, não conheceram antes de vir cumprir medida socioeducativa”, explica o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

A educação escolar na Instituição é realizada em conjunto com a Secretaria do Estado da Educação, seguindo seu calendário e conteúdo programático. As aulas na rede pública estadual retornam no dia 15 de fevereiro.