Jovens da Semi São Bernardo se aventuram no Aquário de Ubatuba

Pela primeira vez no local, adolescentes conheceram espécies marítimas ameaçadas

Cinco adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA de Semiliberdade São Bernardo, em São Bernardo do Campo, passaram por uma experiência inédita na última quarta-feira (17) ao se aventurarem numa visita ao Aquário de Ubatuba, no Litoral Norte paulista.

No Aquário de Ubatuba, os jovens, acompanhados de servidores do centro socioeducativo da Fundação CASA, observaram a beleza e o comportamento de peixes, mamíferos, répteis, dentre outros, incluindo espécies ameaçadas, como o tubarão-mangona. O Aquário cedeu gratuitamente as entradas.

Originários das cidades de Santo André e São Vicente, os jovens, com idades entre 14 e 17 anos, nunca haviam estado num aquário para observar a vida marinha.

Durante uma hora e meia, os visitantes passaram por diversos tanques temáticos, como o Oceânico, que retrata o cenário rochoso típico do Oceano Atlântico. Lá, admiraram os tubarões, raias e peixes.

Já no Tanque Amazônico, jovens e servidores viram a representação da mata de igapó, um tipo de floresta alagada da Amazônia, repleto de peixes da região. Os garotos ainda visitaram o Museu da Vida Marinha.

Os adolescentes foram acompanhados pelo pedagogo Valério Rodrigues de Souza, dos agentes de apoio socioeducativo Agnelo de Oliveira Paz e Cristiane da Cruz e do coordenador de equipe Rodrigo dos Santos Tavares.

A atividade foi parte das ações pedagógicas que ocorrem durante as férias escolares. Ainda em janeiro, está programada visita ao Museu das Favelas, em São Paulo. Ao longo do mês, os jovens têm participado de práticas esportivas e culturais diversas no Centro Recreativo Esportivo Cultural (CREC) Deputado Odemir Furlan, conhecido em São Bernardo do Campo como CREC Baetinha.