CASA Tamoios recebe time do Coop São José Basketball

Jogadores e técnico conversaram com jovens em internação e demonstraram fundamentos do esporte

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Tamoios, um dos centros de atendimento da Fundação CASA em São José dos Campos, passaram por uma experiência inédita e enriquecedora no workshop “Arremessando Alto”, realizado na última quinta-feira (11) com os jogadores e técnico do time do Coop São José Basketball.

Na quadra do CASA Tamoios, o técnico, Sebastián Figueredo, e seis atletas promoveram um momento de troca de experiências de vida e de conhecimento do esporte, apresentando alguns fundamentos. O objetivo foi tanto ampliar o repertório dos jovens sobre a prática de outros esportes, no país em que se predomina o gosto pelo futebol, quanto demonstrar o quanto a vida é feita de superações.

“Quisemos mostrar o quanto o esporte pode mudar vidas e promove a queda de barreiras”, explicou o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa. “Alguns adolescentes se identificaram com as histórias de superação dos jogadores.”

Entre os jogadores que compareceram estiveram Afonso Pacheco, o Afonso (pivô); Vitor Narcizo, o Vitor (ala); Douglas dos Santos Silva, o Dos Santos (pivô e ala); Victor Leal Velozo, o Leal (pivô); Augusto Cabral Leão, o Augusto (ala/armador); e Gabriel Caldeira de Oliveira, o Caldeira (armador). O supervisor técnico, André Stefanelli Martins, também participou.

“Vim de uma realidade de lá debaixo, difícil, e estar aqui (no CASA Tamoios) conhecendo um pouco da história deles é tocante”, afirmou o pivô Leal. “É algo que agrega tanto para eles quanto para mim na continuidade da caminhada de cada um”, acrescentou o jogador.

Para o técnico Sebastián Figueredo, a atividade foi uma oportunidade e apresentar o trabalho da equipe para um público distinto, pouco acostumado às quadras do basquete. “Os adolescentes foram muito respeitosos e pudemos fazer uma boa troca de ideias”, disse o técnico.

A ação resultou de uma articulação do promotor de Justiça da Infância e Juventude João Marcos Costa de Paiva, em busca de aproximar a equipe esportiva do trabalho realizado na execução da medida socioeducativa para adolescentes que não só cometeram ato infracional, mas, em geral, vivenciaram situações de vulnerabilidade social.

No mesmo dia, após o workshop, 12 adolescentes participaram de uma gincana de basquete no centro socioeducativo, em que deveriam alcançar a maior pontuação possível em cinco tentativas de três fundamentos do basquete: lance livre, bandeja e arremesso da linha dos três pontos. Cada tentativa valia um ponto, sendo a pontuação máxima de 15 pontos.

A realização da gincana surgiu de uma proposta do promotor de Justiça, que ofereceu, de presente, três camisetas para os três melhores pontuadores – uma para cada.

Um jovem de 18 anos, originário de Taubaté, venceu o desafio ao alcançar 10 pontos. A segunda colocação teve empate entre um jovem de 18 anos, de Aparecida, e outro de 17 anos, de São José dos Campos, que marcaram 8 pontos. Não houve terceira colocação.

Para participar da gincana, durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro deste ano, os jovens treinaram os fundamentos sob orientação do profissional de Educação Física do centro socioeducativo.