Fundação CASA promove III Semana da Educação entre 09 e 11/10

Palestra de segunda (09), às 14h, conta com abertura do presidente; “Educação para além dos muros” é o tema de 2023

A Fundação CASA realiza na próxima semana, entre os dias 09 e 11 de outubro, sempre às 14h, três palestras da III Semana da Educação, destinadas especialmente aos servidores da área pedagógica. A transmissão acontece pela plataforma Microsoft Teams em link único disponível na Intranet para os servidores. O tema deste ano é “Educação para além dos muros”.

O presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, participa da abertura da Semana na próxima segunda-feira (09). Entre as temáticas discutidas ao longo das três palestras estão o uso de plataformas digitais, a metodologia de aprendizagem e o direito à educação e o acesso ao Ensino Superior.

O evento é organizado pela Superintendência Pedagógica e a Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS) em parceria com a Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA).

Na segunda-feira, após a abertura oficial, a discussão será com Filipe Oliveira da Silva, coordenador da Equipe da Plataforma Edulivre, do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi). O profissional debaterá como as plataformas digitais podem ser utilizadas de forma assertiva e complementar ao aprendizado dentro do sistema socioeducativo. O debate ainda contará com a participação da analista de projetos Laís Duanne, do Educação Livre.

Já na terça-feira (10), com abertura da chefe de Gabinete da Fundação CASA, Ana Paula Ribeiro, o subtema girará em torno do papel do educador para lidar com a correlação entre as diversas formas de aprendizagem e as múltiplas características de grupos a serem atingidos, em especial os jovens que necessitam de alfabetização e letramento. O foco é debater como atuar no coletivo sem desconsiderar a individualidade do sujeito.

A discussão será com a pedagoga Andreia Cabral Libório, da Diretoria de Equidade e Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com participação do professor Thiago Rodrigues Schulze, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFSP, que destacará sobre a gestão ágil de projetos. Schulze atua ainda com projeto institucional na Diretoria de Cooperação e Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFSP.

Na quarta-feira (11), o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, abre os trabalhos virtuais no dia em que se debaterão estratégias para estimular adolescentes em medida socioeducativa e servidores a crer no acesso ao Ensino Superior como realidade e um direito possível a todos.

Na palestra, Josely Rimoli, coordenadora do Cursinho Colmeia e docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), refletirá sobre o acesso ao ensino universitário como direito fundamental, exemplificando casos de sucesso de aprovações de adolescentes da Fundação CASA e outras turmas do Cursinho.

O Colmeia é um cursinho pré-vestibular criado em 2010 pela Unicamp em parceria com a prefeitura de Limeira, para auxiliar estudantes de baixa renda do município na preparação para as seleções em instituições públicas de Ensino Superior.

A UNICASA emitirá certificados de participação para os servidores que assistirem às palestras. Durante cada uma das três transmissões, será disponibilizado link para inscrição daqueles que desejarem a emissão.