Fundação CASA Itaquera promove II Momento Literário

No mês em que se celebram os livros, adolescentes em internação expõem suas produções culturais para familiares e convidados

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Itaquera, na zona Leste da cidade de São Paulo, promovem na próxima sexta-feira (26), a partir das 9h30, a segunda edição do Momento Literário, um evento cultural interno do centro de atendimento da Fundação CASA com exibições para familiares dos jovens e convidados da rede de atendimento da região.

Assim como no ano passado, o Momento Literário ocorre no mês em que se celebra a importância da leitura, com o Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril e instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado todo dia 18 de abril, data do nascimento do escritor Monteiro Lobato.

O evento acontece nos períodos da manhã e da tarde, conforme a divisão interna dos jovens em dois módulos, com uma hora e meia de duração em cada período e exibições separadas em ambientes das salas multiuso do espaço socioeducativo.

A programação envolve apresentações de poesias compostas pelos adolescentes e de autores consagrados, literatura de cordel, de música, encenação teatral, dentre outras produções.

No repertório musical, além de canções compostas pelos jovens, eles ainda mostrarão seus talentos e aprendizados cantando em inglês a música “We will rock you”, um dos clássicos dos anos 70 da banda de rock britânica Queen.

No palco, um grupo de adolescentes exibirá o espetáculo “Os luvas”, uma espécie de teatro de fantoches, confeccionados com luvas, com histórias livremente adaptadas das obras dos escritores Graciliano Ramos e Clarice Lispector e do poeta Vinícius de Moraes.

Durante todo o mês de abril, seja na sala de leitura do CASA Itaquera, seja nas aulas da educação escolar, com professores da escola vinculadora, a E.E. Professora Maria Ferraz de Campos, os adolescentes se aprofundaram nas leituras, adaptações e composições.

Participaram do processo professores de todas as disciplinas – de Português à Educação Física – que atuam nos três ciclos de ensino oferecidos no centro de atendimento – Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º anos) e anos finais (6º ao 9º anos) e Ensino Médio.

“Usamos as datas comemorativas deste mês como um artifício para estimular ainda mais a leitura, a criatividade, a interpretação e a composição dos adolescentes, indo muito além da aula tradicional”, afirma a coordenadora pedagógica do CASA Itaquera, Elisandra Santos Ribeiro.

Um exemplo do impacto da leitura será a apresentação de cartazes, elaborados como história em quadrinhos, com interpretações de um dos livros da série “Diário de um Banana”, escrito por Jeff Kinney. A coleção é a mais lida pelos adolescentes do centro de atendimento. A obra traz as experiências, vivências e desafios enfrentados por Greg, um pré-adolescente de 11 anos.

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação, seguindo o calendário e conteúdo programático da rede pública estadual.