Drauzio Varella palestra para servidores da Fundação CASA

Bate-papo presencial, transmitido pela internet, aconteceu nesta quarta-feira (09) na Sede

O médico oncologista, pesquisador e escritor, Antônio Drauzio Varella, popularmente conhecido como Dr. Drauzio Varella, palestrou nesta quarta-feira (09) na Sede da Fundação CASA, na capital paulista, com transmissão pela internet para todos os centros socioeducativos e divisões regionais.

O médico discutiu o agravamento e aumento das doenças de pele, como a escabiose, em períodos de baixas temperaturas, como no inverno. Na abertura da palestra, o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, destacou a importância da colaboração do Dr. Drauzio. O evento foi promovido por meio da Superintendência de Saúde da Instituição.

“O Doutor Drauzio é um profissional respeitadíssimo e com ampla experiência na medicina, não só pela projeção midiática dele, mas principalmente pela experiência que teve atendendo presidiários no extinto Carandiru”, afirmou João Veríssimo.

Varella explicou sobre doenças de pele que podem acometer as pessoas no inverno, especialmente quando há aglomerações ou ambientes com muitos indivíduos, como acontece em um centro de internação ou em uma penitenciária.

Ele ainda descreveu formas e estratégias para prevenção, tratamentos e cuidados específicos, principalmente em casos que envolvam a escabiose, doença causada por um ácaro.

“A transmissão pode ocorrer no compartilhamento de roupas com contaminação ou no contato físico da pele de um indivíduo contaminado com outro não contaminado”, explicou o médico. “O ácaro, ao tomar contato com a pele, forma uma espécie de ‘túnel’ sob ela e deposita ali os ovos, podem ficar ali por algum tempo até a eclosão.”

De acordo com Varella, esses “túneis” perfurados pelo ácaro da escabiose provoca alergia e, consequentemente, coceira. Esses sintomas, entretanto, já ocorrerão num estágio em que a pessoa já estará contaminada e podendo transmitir a doença, antes mesmo de manifesta-la. Um dos meios de prevenção é a manutenção da higiene física e do local.

No final da palestra, o médio ainda sanou dúvidas dos servidores tanto presentes quanto aquelas enviadas pela transmissão na plataforma Microsoft Teams.

Sobre o Dr. Drauzio Varella

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP/SP), possui experiência clínica no atendimento voluntário de pessoas privadas de liberdade, o que lhe permitiu aprofundar pesquisas sobre a prevalência do vírus HIV/Aids nesta população.

É autor de vários livros, como o best-seller “Estação Carandiru”, de 1999, que relata o cotidiano e as memórias dos dez anos em que foi voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, no bairro do Carandiru, até a sua completa desativação em 2002. O livro foi base para o filme “Carandiru: O Filme”, lançado em 2003 e dirigido pelo cineasta Héctor Babenco.