Fundação CASA, Condemat e Fundação Roberto Marinho promovem Seminário sobre aprendizes em situação de vulnerabilidade

Evento realizado em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12/08, reuniu empresários da região e ocorreu na Sede da OAB de Mogi das Cruzes

Com foco no tema “Inserção de Aprendizes em Situação de Vulnerabilidade”, a Fundação CASA, em conjunto com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e a Fundação Roberto Marinho, promoveram um seminário nesta quinta-feira (10).

O evento, em alusão ao Dia da Juventude, celebrado anualmente em 12/08, aconteceu na Sede da Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mogi das Cruzes, e foi voltado para empresários, atores do sistema de garantia de direitos e prefeituras de cidades do Alto Tietê e da região.

O seminário contou com a presença do presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes; de representantes da Câmara Técnica do Condemat; da Divisão Regional do Vale do Paraíba (DRVP) e da Gerência de Pós-Medida, ambas da Fundação CASA; do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Roberto Marinho (Cieds-FRM); do Poder Judiciário; do Instituto Recomeçar; do Instituto Ser+; e da OAB.

No Seminário, os participantes debateram dois eixos distintos. O primeiro foi “Oportunidade aos Jovens e a Importância das Empresas na Redução da Desigualdade Social” e trouxe painéis com apresentações da Fundação Roberto Marinho, do Cieds, do Instituto Ser+ e da Fundação CASA.

O segundo eixo do evento abordou o tema “Articulação das Políticas Públicas no Atendimento de Adolescentes/Jovens na Pós-Medida Socioeducativa”, contando com apresentações da Fundação CASA, do Juizado da Vara da Infância e da Juventude de Mogi das Cruzes e do Instituto Recomeçar, que apresentou um vídeo em conjunto com a Fundação CASA. O encerramento coube à Câmara Técnica do Condemat.

De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o Seminário foi de grande valia para estabelecer um ponto de contato entre assuntos como empregabilidade e distanciamento de adolescentes dos meios infracionais. “Ações de aprendizagem são as melhores ferramentas para combater a vulnerabilidade e dar uma oportunidade de capacitação e experiência profissional para os jovens, principalmente para aqueles que vem desse contexto e que cumpriram medidas socioeducativas”, afirmou.

O presidente do Condemat, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes, ressaltou o comprometimento da região com a reinserção dos adolescentes e a importância da participação da iniciativa privada. “Mais que uma parceria, o termo de cooperação técnica que firmamos com a Fundação CASA, possibilita compreender a realidade que existe em nossos municípios. Além da capacitação desses adolescentes, temos que criar caminhos para que eles não voltem a cometer novos delitos e trabalhar para que não entrem nesse mundo”, analisou.

“Ao oferecermos aos jovens uma oportunidade de ingresso no mundo do trabalho estamos dando a ele perspectiva de futuro. A aprendizagem é a oportunidade para que os jovens tenham sua primeira experiência profissional amparados pelo sistema protetivo do Estado e, ainda, com qualificação profissional”, destacou Bia Lima, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho.