Fatec: mais de 40 jovens da Fundação CASA prestam vestibular

Provas para as Faculdades de Tecnologia acontecem no domingo (25); foco é obter formação para o mercado de trabalho

Um grupo de 47 adolescentes que cumprem (ou cumpriram) medida socioeducativa de internação em 31 centros da Fundação CASA de 19 municípios paulistas prestam no próximo domingo (25), a partir das 13h, o vestibular para as Faculdades de Tecnologia (Fatec). Há candidatos da Região Metropolitana de São Paulo, litoral e interior.

O objetivo é obter uma formação de nível superior na área tecnológica, de forma que colabore na inserção no mercado de trabalho e, assim, dê um novo sentido para o próprio futuro.

Os candidatos advêm dos seguintes centros socioeducativos e municípios: CASAs Rio Paraná, Topázio, Itaquera, Rio Tâmisa, Bom Retiro, Pirituba, Jardim São Luiz II, São Paulo, Paulista e Governador Mário Covas, em São Paulo; Osasco I, em Osasco; São Bernardo II, em São Bernardo do Campo; Santo André I, em Santo André; Diadema; Itaquaquecetuba; Arujá; Mongaguá; Praia Grande I, em Praia Grande; Vila de São Vicente, em São Vicente; Franca; Sertãozinho; Taquaritinga; Rio Novo, em Iaras; Sorocaba I e III, em Sorocaba; Limeira; Maestro Carlos Gomes, em Campinas; Laranjeiras e Mogi Mirim, em Mogi Mirim; e Irapuru I e II, em Irapuru.

Para o primeiro semestre de 2023, dos 40 jovens da Fundação CASA inscritos para prestar a prova, realizada em janeiro deste ano, 19 foram aprovados.

O Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado que administra as 76 Faculdades de Tecnologia e 224 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), concedeu isenção na inscrição dos jovens da Fundação CASA para este novo vestibular, na parceria entre as duas instituições.

Segundo o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, os adolescentes em internação participam da ampla concorrência. “A isenção é um instrumento que o Centro Paula Souza concede aos jovens da Fundação CASA para que possam concorrer e demonstrar, na prova escrita, o conhecimento como qualquer outro candidato”, explica.

A maioria absoluta dos candidatos da Instituição é concluinte do Ensino Básico. Entre os cursos oferecidos, os jovens da Fundação CASA optaram por 15 formações, sendo que a maioria se focou nas áreas ligadas à indústria 4.0, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial.

Entre as opções escolhidas, há ainda candidatos para Comércio Exterior, Gestão e Tecnologia da Informação, Gestão Hospitalar, Gestão Portuária, Agronegócio, Cosmético, Desenvolvimento de Software Multiplataforma, Eventos, Informática para Negócios, Instalações Elétricas, Mecânica – Processo de Produção e Projetos Mecânicos.

A classificação geral da 1ª lista dos aprovados será divulgada no dia 11 de julho, a partir das 15h, no site vestibularfatec.com.br.