Ex-campeão de basquete palestra para jovens do CASA Nova Vida

André Brazolin, do Instituto Brazolin, destacou a importância da família e ainda jogou com os jovens

A família é o núcleo mais importante para a recuperação do adolescente que cumpre medida socioeducativa, pois é a principal fonte de amor e afeto. Com essa mensagem, o ex-campeão de basquete André Brazolin, fundador do Instituto Brazolin – Anjos do Esporte, ministrou palestra para os adolescentes em internação no CASA Nova Vida, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo.

O bate-papo, seguido de vivência em um jogo de basquete, aconteceu nesta quinta-feira (16) em duas turmas. O Instituto Brazolin é um projeto social que utiliza o esporte como meio de integração social e auxílio ao próximo.

O objetivo da atividade foi motivar os jovens a construir novas perspectivas de vida, assim como conhecer diferentes experiências profissionais, colaborando no plano individual de atendimento (PIA) de cada um. A maioria dos adolescentes em atendimento no CASA Nova Vida possuem mais de 17 anos e estão no Ensino Médio.

“Mostrar o exemplo de pessoas que trilharam o caminho do bem na sociedade é uma estratégia pedagógica para gerar impacto e consciência nos jovens atendidos”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

No primeiro momento, o ex-atleta profissional contou sobre sua trajetória e a motivação para criar o Instituto, cujo nome nasceu numa escolha dos presos de um centro de detenção em Itajubá (MG), quando realizou um trabalho. Quando deixou o esporte profissional, escolheu atuar de forma voluntária comunidades carentes, presídios e centros socioeducativos.

Brazolin integrou o time do Clube de Regatas Flamengo quando a equipe venceu Campeonato Carioca de Basquete Masculino de 2002, levando seu 32º título carioca, e nos jogos que marcaram a despedida do ídolo Oscar Schmidt das quadras, aos 44 anos. Ele começou a jogar basquete nas categorias de base do Esporte Clube Pinheiros em 1978.

Em 1982, já profissional, foi atuar como armador pelo então Continental Esporte Clube, hoje Continental Basketball, onde permaneceu até 1989. Jogou nas categorias de base da Seleção Brasileira, além de equipes como Esporte Clube Monte Líbano, Franca Esporte Clube, Esporte Clube Limeira, Clube Joinville – SC, Clube Fluminense e Clube Santo André.

Entre 2000 e 2001 atuou pelo Esporte Clube Corinthians e, em 2002, para realizar seu sonho de estar na mesma equipe que seu ídolo Oscar Schmidt, jogou gratuitamente no Flamengo.

Segundo explicou aos adolescentes, Brazolin acredita no papel transformador de humanização por meio do esporte. Atualmente, O Instituto atua em comunidades de Heliópolis, Paraisópolis e Brasilândia, em São Paulo; São Bernardo do Campo; Araçariguama; Guarulhos; Itanhaém; Caxambu e São Lourenço, em Minas Gerais; além da aldeia indígena Tupi Guarani Piaçaguera.