Equipe da Fundação CASA dialoga com representantes da Prefeitura de Lorena

Encontro serviu para renovar e ampliar parcerias como município

Prefeitura de Lorena

Servidores da equipe multiprofissional do centro socioeducativo de Lorena, da Divisão Regional do Vale do Paraíba da Fundação CASA, se reuniram com representantes de diferentes setores da Prefeitura de Lorena para estreitar diálogo com a municipalidade, a fim de renovar parcerias que ocorreram em 2023 e ampliar o acesso dos adolescentes em internação às políticas públicas municipais.

Numa reunião na última quinta-feira (25) com o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Maurinho Fradique, o diretor do CASA, Renato Vagner de Oliveira, e a coordenadora pedagógica do centro socioeducativo da Fundação CASA, Cássia Aparecida Alves, ficou acordada a inserção dos jovens nas atividades esportivas locais.

A ação será viabilizada por meio da cessão, por parte do município, de um profissional de Educação Física que acompanhará duas vezes por semana, no total de três horas semanais, as atividades esportivas com os adolescentes. Dentre elas, está a preparação para a edição de 2024 do campeonato de futebol promovido pela Fundação CASA com adolescentes em internação.

O profissional de Educação Física começa a atuar na próxima quinta-feira (1º de fevereiro), promovendo e acompanhando jogo de futsal na quadra do centro socioeducativo.

De acordo com o diretor do CASA Lorena, o estreitamento das relações com a prefeitura vem desde 2023 e gerou alguns resultados para os adolescentes em atendimento. “No ano passado, já tivemos cursos de educação profissional de barbeiro e garçom oferecidos pela Secretaria Municipal da Juventude”, lembra Oliveira.

Na próxima quarta-feira (31), a equipe receberá no CASA Lorena representantes locais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Secretaria Municipal da Juventude para discutir a renovação das parcerias.

Férias escolares
Durante o mês de janeiro, os adolescentes em internação no CASA Lorena estão participando de atividades pedagógicas diferenciadas durante o período das férias escolares. Na última semana, na terça (23) e quinta (25), em duas turmas, os jovens assistiram a uma palestra sobre bullying com o advogado Marcos Vinícius Pereira, que atua como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Lorena.

Pereira falou sobre as formas de identificação do bullying na adolescência, estratégias de enfrentamento e as consequências que a prática pode trazer para o indivíduo e o seu relacionamento social.

Na sexta-feira anterior, no dia 19 de janeiro, os jovens participaram de uma roda de capoeira com o mestre Francisco José Sampaio, o Chico, que atuou como educador na modalidade esportiva no centro socioeducativo.