Complexo do Brás realiza Olimpíadas das CIPs

Adolescentes em internação provisória participam de competições em cinco modalidades

Cerca de 70 adolescentes em internação provisória na Fundação CASA participam até a próxima quinta-feira (20) da segunda edição das Olimpíadas das CIPs, dos centros de internação provisória localizados no Complexo do Brás, em São Paulo, pertencentes à Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE).

Ao todo, são cinco modalidades esportivas cujas partidas acontecem desde a última quinta-feira (13) – tênis de mesa, basquete 3×3, xadrez on-line, futevôlei e futsal. Cada dia útil é dedicado a uma modalidade. Os jogos presenciais acontecem na quadra do edifício da rua Piratininga, no bairro do Brás.

Os jovens participantes são atendidos no CAIP Gaivota, no CASA Rio Tocantins e no CASA Itaparica. O torneio de xadrez on-line, ocorrido nesta terça-feira (18), contou com a participação das adolescentes do CAIP Ruth Pistori. Elas ficaram em quarto lugar, enquanto as três primeiras colocações foram para jovens do CASA Itaparica.

“As atividades esportivas são importantes para o desenvolvimento físico e motor dos adolescentes e, mesmo na internação provisória, é dever da Fundação CASA promover o acesso às modalidades”, explica o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. As Olimpíadas acontecem no período das férias escolares nos centros socioeducativos da Instituição.

Na última quinta-feira (13), um jovem do CASA Rio Tocantins venceu as competições do tênis de mesa, seguido por um adolescente do CAIP Gaivota, em segundo lugar. O terceiro lugar também ficou para um adolescente do CASA Rio Tocantins.

Já na última segunda-feira (17), o CASA Rio Tocantins repetiu a vitória, desta vez nas partidas do basquete 3×3, tendo um grupo de jovens do CAIP Gaivota como vice-campeões.

Nesta quarta-feira (19), acontece o torneio experimental de futevôlei, com partidas previstas entre equipes de quatro adolescentes de cada centro de internação provisória masculino.

A cada resultado das competições, os centros socioeducativos somam pontos no quadro geral. O grande vencedor das Olimpíadas será conhecido na quinta-feira (20), depois dos jogos do futsal.

Os profissionais de Educação Física que atuam nos centros socioeducativos arbitram as partidas.