CiOeste discute mercado de trabalho com jovens da Fundação CASA

Diretor do Consórcio, Carlos Abraão, apresentou caminhos possíveis para inserção em vagas na região

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Osasco I e II, em Osasco, participaram de uma roda de conversa sobre mercado de trabalho com o diretor do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste de São Paulo (CiOeste), Carlos Abraão, durante a visita que fez aos centros socioeducativos da Fundação CASA ontem (26).

Na roda de conversa, o diretor do Consórcio procurou diagnosticar e compreender seus projetos de vida, o que almejam para após o cumprimento da internação e quais formações profissionais podem contribuir para o futuro, ao retornar ao convívio em sociedade. Antes, conheceu a rotina do atendimento aos jovens internados.

Durante o bate-papo, Abraão descreveu brevemente a evolução econômica e do trabalho na região, destacando profissões que desapareceram e as que surgiram; e enfatizou a importância da formação profissional continuada.

Na visita e roda de conversa, o diretor do Consórcio foi acompanhado pelo diretor Jurídico, Caian Zambotto, e o diretor de Relações Empresariais, Valdir Gonçalves Baptista. Eles observaram um dia de agenda de atividades durante a execução da internação, como as aulas da educação escolar com professores da rede pública estadual, cursos de qualificação profissional básica e atendimento técnico com psicóloga e assistente social.

A visitação ocorreu menos de 15 dias após a reunião entre o secretário-executivo da CIOESTE, Jorge Lapas, os diretores dos centros socioeducativos – Fabiane Koetz e Thiago Ovigli – e o juiz da Infância e Juventude de Osasco, Samuel Karasin. Eles discutiram sobre a possibilidade de desenvolver programa para qualificação profissional e geração de emprego para os adolescentes atendidos.

“Todo apoio e articulação conjunta para atender aos direitos dos nossos adolescentes são muito bem-vindos, especialmente quando o foco envolve reinseri-los gradativamente na sociedade, oferecendo novas perspectivas para eles”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

Fundado em 2013, o CIOESTE reúne 12 municípios do oeste da Região Metropolitana de São Paulo, com o foco de estabelecer soluções regionais eficazes para questões locais que possam envolver diferentes políticas públicas para os moradores das cidades participantes.

O Consórcio é composto pelos municípios de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.